Inflamação - Definição

Faça uma pergunta

Definição de inflamação

A inflamação é um conjunto de reações gerados pelo corpo em resposta a uma agressão sustentada. Esta pode ser de origem externa como uma lesão, infecção, trauma, ou entrar a partir de dentro do próprio organismo, como é o caso em doenças autoimunes. Estas reações são projetadas para defender o organismo e ocorrem quando são visíveis ordinariamente quatro sinais clínicos: vermelhidão, dor, inchaço e aumento de calor.


A resposta inflamatória é um fenômeno complexo, que pode, por vezes, ser ajudado pelo uso dos assim chamados fármacos anti-inflamatórios, tais como os esteroides ou moléculas anti-inflamatórios não esteroides. Ao nível biológico, a inflamação é devida principalmente a um aumento na proteína C-reativa (PCR) e aumentando a quantidade de glóbulos brancos do sangue reflete a aplicação de mecanismos para lutar contra ela.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também