Inflamação - Definição


Definição de inflamação

A inflamação é um conjunto de reações gerados pelo corpo em resposta a uma agressão sustentada. Esta pode ser de origem externa como uma lesão, infecção, trauma, ou entrar a partir de dentro do próprio organismo, como é o caso em doenças autoimunes. Estas reações são projetadas para defender o organismo e ocorrem quando são visíveis ordinariamente quatro sinais clínicos: vermelhidão, dor, inchaço e aumento de calor.

A resposta inflamatória é um fenômeno complexo, que pode, por vezes, ser ajudado pelo uso dos assim chamados fármacos anti-inflamatórios, tais como os esteroides ou moléculas anti-inflamatórios não esteroides. Ao nível biológico, a inflamação é devida principalmente a um aumento na proteína C-reativa (PCR) e aumentando a quantidade de glóbulos brancos do sangue reflete a aplicação de mecanismos para lutar contra ela.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 17:57 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Inflamação - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Infiltração no joelho - Definição
Inflamação do estômago - Definição