Dor no calcanhar: o que fazer?

As dores no calcanhar, também chamadas de fascite plantar, podem se manifestar em todas as idades. Geralmente, são causadas por pequenos traumas. Em poucas ocasiões, a razão da dor são doenças inflamatórias crônicas.

Dores no calcanhar

As dores no calcanhar são um tipo de incômodo ligado a inflamações em um tecido chamado fáscia plantar, que conecta o osso do calcanhar à falange dos pés. De acordo com o trauma ou doença existente, as dores podem ser posteriores (situadas atrás do calcanhar) ou inferiores (abaixo da região). As inflamações dos tendões de Aquiles também podem gerar dores no calcanhar, já que a ruptura deste tendão, segundo estudos, atinge anualmente de 6 a 8 pessoas a cada 100 mil.

Dores no calcanhar pós-traumas

Esse problema corresponde a micro traumas do osso do calcanhar, geralmente decorrentes de atividades esportivas intensas ou repetitivas, como a corrida.

===Doença de Sever==

A Doença de Sever ou apofisite do calcâneo é uma inflamação que se manifesta em adolescentes entre 10 e 16 anos. Ela corresponde a uma anomalia no crescimento do osso e de sua cartilagem.

Entesopatia

A entesopatia é uma tendinopatia inflamatória que afeta a ligação dos tendões (êntese). Ela pode ser causada por traumas e ter como consequência doenças articulares e evolutivas como poliartrite reumatoide ou espondiloartrite anquilosante.

Espondiloartrite anquilosante

A dor no calcanhar é um dos sintomas da espondiloartrite anquilosante, uma inflamação na coluna vertebral. Suspeita-se dessa doença em caso de sintomas dolorosos e específicos do calcanhar, especialmente dores que surgem de manhã, ao acordar, ativadas pelo primeiro passo. Neste caso, as dores se alternam entre um pé e outro e diminuem ao longo do dia.

Tratamento da dor no calcanhar

O tratamento desse problema tem o objetivo de reduzir ao máximo as inflamações e diminuir os sintomas. Primeiramente, o paciente deve fazer repouso, evitar atividades físicas e realizar alongamento e sessões de fisioterapia e utilizar suportes plantares. A ingestão de medicamentos se restringe a anti-inflamatórios locais e, eventualmente, infiltrações de corticoides. É comum que seja indicado um tratamento baseado em choques. A melhora surge depois de alguns meses de tratamento.

Fatores de risco da dor no calcanhar

Entre os fatores que elevam os riscos desse problema estão atividade física intensa (corrida, salto à distância, triplo salto), excesso de peso (incluindo gestantes) e obesidade, bem como pés chatos ou sapatos inadequados (saltos muito baixos ou altos demais).

Foto: © PhotoMediaGroup - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Dor no calcanhar: o que fazer?', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade