A dor no meio do peito pode ser causada por uma série de problemas e pode variar de acordo com as condições psicológicas da pessoa e do ambiente.
Essa dor compreende o meio do peito e pode se estender da mandíbula até o umbigo, incluindo ambos os braços, a região posterior do tórax, o pescoço e a boca do estômago. A dor de origem cardíaca causada pela angina do peito ou infarto do miocárdio é localizada na região central do tórax (retroesternal) e difusa. Uma dor em um dos lados do tórax e bem localizada (num determinado ponto do tórax), geralmente não tem origem cardíaca.
Uma dor no meio do peito, irradiada para ambos os braços, apresenta grandes chances de ter origem coronariana. A dor torácica coronariana é difusa e percebida como um aperto, opressão ou queimação. A dor torácica, referida como pontadas ou agulhadas, raramente tem origem coronariana.
Em casos de angina, a dor no peito costuma durar de cinco a 20 minutos. Uma dor torácica com características de doença arterial coronariana, mas com duração superior a 20 ou 30 minutos, sugere infarto do miocárdio. A dor torácica que dura segundos, horas ou é intermitente raramente tem como origem a doença arterial coronariana.
Esse tipo de dor costuma ser causado pelo exercício físico, estresse emocional ou após uma refeição mais pesada e de difícil digestão. Ela pode estar acompanhada de dispneia (falta de ar), sudorese intensa, náuseas e vômitos (indicativos de infarto do miocárdio), palpitações e palidez. A presença de tosse, febre, azia e outros sintomas, podem sugerir outras causas para a dor no meio do peito, como doenças respiratórias ou do aparelho digestivo.
Nesse caso, há indícios de angina do peito, levando ao diagnóstico de doença arterial coronariana (angina do peito ou infarto do miocárdio), mesmo sem o resultado de qualquer exame complementar.
Esse tipo de dor no meio do peito não possui todas as características de uma angina do peito típica, mas a doença coronariana é a principal suspeita diagnóstica.
É uma dor atípica, mas não é possível excluir totalmente o diagnóstico de doença arterial coronariana sem a realização de exames complementares.
É um tipo de dor com características de origem não coronariana, no qual outro diagnóstico se sobrepõe claramente à hipótese de doença arterial coronariana. É importante destacar que, caso as dores no meio do peito aumentem em intensidade e irradiem para outros locais do corpo, é fundamental procurar o quando antes um atendimento de urgência para que seja feito o diagnóstico adequado.
Foto: © Pop Paul-Catalin - Shutterstock.com