A dor de estômago pode ser combatida com remédios antiácidos, protetores da parede do estômago ou, ainda, os que aceleram seu esvaziamento.
Os medicamentos mais utilizados no combate à dor de estômago são omeprazol e ranitidina, que também podem ser usados no tratamento de gastrite e úlceras gástricas.
Excesso de gases, gastrite ou ingestão de alimentos contaminados podem causar dor de estômago, diarreia e vômitos. Caso dure muito tempo ou seja intensa demais, a dor de estômago deve ser avaliada por um gastroenterologista.
Dependendo da causa, são indicados diferentes tipos de medicamentos para dor de estômago. Veja alguns deles e seus usos específicos na listagem abaixo.
Os antiácidos reduzem a produção do ácido estomacal, produzido para ajudar na digestão dos alimentos. Ao reduzir essa produção, esses medicamentos fazem com que a sensação de dor e queimação diminua.
A atuação desses remédios é a criação de uma barreira entre a parede do estômago e o ácido do suco gástrico, protegendo as células da ação digestiva do ácido. Casos de úlcera geralmente requerem esses medicamentos.
Esses remédios aceleram o trânsito intestinal, fazendo com que a comida fique menos tempo no estômago. Esses medicamentos também são usados para tratar casos de refluxo e vômitos.
Entre os principais efeitos colaterais desses medicamentos estão náuseas, diarreia e constipação. Por isso, é recomendável que eles sejam receitados por um especialista.
Alguns chás podem ser tomados para aliviar a dor de estômago. Chá de espinheira-santa, aroeira, alface, dente-de-leão e de artemísia são eficientes no combate às dores no estômago. Eles podem ser tomados de três a quatro vezes por dia, preferencialmente entre as refeições.
Foto: © Melodia plus photos - Shutterstock.com