Tratamento da herpes labial

A herpes labial é uma doença provocada a partir da infecção pelo vírus herpes simplex tipo 1. Ela se caracteriza pela formação de bolhas ao redor da boca. Ao secar, as bolhas estouram e formam feridas. A herpes labial é altamente contagiosa e há diferentes formas de efetuar o tratamento.

Tratamento da herpes labial

É indispensável consultar um médico antes de definir a forma de tratamento contra a herpes labial. Somente o profissional terá condições de determinar a melhor terapia e a sua duração.

Medicamentos antivirais

Os medicamentos antivirais diminuem a duração das lesões, dos sintomas e também previnem o aparecimento de novas bolhas. Esta classe de medicamentos pode ser utilizada na primeira crise ou em recidivas. Além disso, o remédio pode ser prescrito em caso de tratamentos preventivos contra o vírus da herpes labial. Porém, o tratamento antiviral não elimina o vírus do organismo.

Anti-inflamatórios e analgésicos

Os medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos também podem ser receitados pelo médico como forma de aliviar os sintomas e diminuir as dores causadas pelas feridas abertas.

Pomada para herpes labial

O uso de pomadas para herpes labial consegue diminuir o avanço e intensidade dos sintomas e reduzir o tempo de contágio da doença. A duração do tratamento com pomadas varia de 4 a 10 dias, dependendo da intensidade da infecção e, principalmente, do tempo entre o início da crise e do tratamento. Assim como os tratamentos com medicamentos, o tratamento local também é incapaz de eliminar definitivamente o vírus do organismo.

Aciclovir

Dentre as pomadas, o aciclovir, encontrado em forma de genérico, é o mais utilizado para o tratamento de infecções pelo vírus da herpes seja em sua forma labial quanto genital.

Tratamento caseiro da herpes labial

Alguns tratamentos caseiros podem ser utilizados como complemento ao tratamento principal contra a herpes labial. O mais conhecido deles é o alho. Corte um dente de alho ao meio e esfregue-o nas feridas. A aplicação de sachês de chá preto alivia dores e coceiras. Já o própolis é eficiente para curar as feridas abertas.

Medidas de higiene

É essencial combinar qualquer forma de tratamento contra a herpes labial com a adoção de medidas de higiene estritas para evitar que o vírus se estenda pelo organismo e/ou seja transmitido para familiares, amigos e outras pessoas de convívio aproximado.

Foto: © Christo - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Tratamento da herpes labial', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade