A herpes labial é uma doença provocada a partir da infecção pelo vírus herpes simplex tipo 1. Ela se caracteriza pela formação de bolhas ao redor da boca. Ao secar, as bolhas estouram e formam feridas. A herpes labial é altamente contagiosa e há diferentes formas de efetuar o tratamento.
É indispensável consultar um médico antes de definir a forma de tratamento contra a herpes labial. Somente o profissional terá condições de determinar a melhor terapia e a sua duração.
Os medicamentos antivirais diminuem a duração das lesões, dos sintomas e também previnem o aparecimento de novas bolhas. Esta classe de medicamentos pode ser utilizada na primeira crise ou em recidivas. Além disso, o remédio pode ser prescrito em caso de tratamentos preventivos contra o vírus da herpes labial. Porém, o tratamento antiviral não elimina o vírus do organismo.
Os medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos também podem ser receitados pelo médico como forma de aliviar os sintomas e diminuir as dores causadas pelas feridas abertas.
O uso de pomadas para herpes labial consegue diminuir o avanço e intensidade dos sintomas e reduzir o tempo de contágio da doença. A duração do tratamento com pomadas varia de 4 a 10 dias, dependendo da intensidade da infecção e, principalmente, do tempo entre o início da crise e do tratamento. Assim como os tratamentos com medicamentos, o tratamento local também é incapaz de eliminar definitivamente o vírus do organismo.
Dentre as pomadas, o aciclovir, encontrado em forma de genérico, é o mais utilizado para o tratamento de infecções pelo vírus da herpes seja em sua forma labial quanto genital.
Alguns tratamentos caseiros podem ser utilizados como complemento ao tratamento principal contra a herpes labial. O mais conhecido deles é o alho. Corte um dente de alho ao meio e esfregue-o nas feridas. A aplicação de sachês de chá preto alivia dores e coceiras. Já o própolis é eficiente para curar as feridas abertas.
É essencial combinar qualquer forma de tratamento contra a herpes labial com a adoção de medidas de higiene estritas para evitar que o vírus se estenda pelo organismo e/ou seja transmitido para familiares, amigos e outras pessoas de convívio aproximado.
Foto: © Christo - Shutterstock.com