Remédio caseiro para infecção urinária

A infecção urinária, também chamada de cistite, corresponde a uma inflamação da bexiga que normalmente afeta mulheres em idade fértil. A condição é provocada por uma bactéria, em geral a Escherichia coli.

Sintomas da infecção urinária

A infecção urinária tem como principais sintomas as dores e queimação ao urinar e aumento da vontade de urinar combinada à dificuldade para expelir a urina. O sinal mais clássico da infecção urinária é a ocorrência de diversas idas ao banheiro sem urinar ao longo do dia. Em quadros mais graves, quando a infecção alcança os rins, a mulher pode ter febre.

Plantas medicinais para infecção urinária

Algumas plantas medicinais são eficazes para auxiliar o tratamento de uma infecção urinária. Os chás mais utilizados contra a cistite são carqueja, quebra-pedra, aroeira, alfazema, salsa e de folha de abacateiro.

Tratamento caseiro com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também ajuda no combate às infecções urinárias. Misture meia colher de bicarbonato com 250 mililitros de água. Tome dois copos de água e, logo em seguida, beba a mistura.

Tratamento caseiro com vinagre

Em 1 litro de água gelada, dissolva duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Tome pequenos goles da mistura ao longo de todo o dia. Mais do que atuar no tratamento da infecção, o vinagre de maçã vai garantir alívio das dores.

Foto: © Alexander Raths - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Remédio caseiro para infecção urinária', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade