Remédio caseiro para dor de garganta

A dor de garganta é um problema bastante corriqueiro, principalmente entre quem vive em grandes cidades ou ambientes muito secos. Além de medicamentos, a inflamação na garganta pode ser tratada em casa, com remédios caseiros muito fáceis de fazer. Veja dicas para tratar o problema.

Gargarejo com limão

Uma das formas mais simples e rápidas de combater a dor de garganta é realizando um gargarejo com limão. Esprema meio limão numa xícara e tente manter o suco de limão o máximo de tempo possível na região. Depois, você pode engolir ou dispensar o limão.

Gargarejo com água e sal

Para esse gargarejo, a água deve estar morna. Junte uma xícara de água e meia colher de chá de sal e realize o gargarejo. O sal vai reduzir a inflamação das mucosas e extrair a água acumulada nesta região.

Vinagre contra dor de garganta

O vinagre de maçã também pode ser bastante eficaz contra a dor de garganta. Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã, uma colher de sopa de mel com água morna e beba. A acidez do vinagre é capaz de combater diversas bactérias responsáveis pela inflamação. Por outro lado, ela pode alterar o pH da garganta. Por isso, sempre misture o vinagre com água.

Outros remédios caseiros

Diversas outras receitas caseiras são utilizadas para combater a dor de garganta. Algumas delas são chá de camomila, gengibre, chá de raiz de alcaçuz, canela e cravo da Índia.

Conselhos contra dor de garganta

Outras medidas também devem ser tomadas contra a dor de garganta. É muito importante beber água, se alimentar corretamente e evitar temperaturas muito altas dos alimentos. Também é preciso repousar ao menos um dia para que a infecção seja combatida.

Foto: © GlebStock - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Remédio caseiro para dor de garganta', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade