Balanite infantil - Causas, sintomas e tratamento

A balanite é uma inflamação da glande do pênis. Ela pode afetar a glande propriamente dita, a extremidade do pênis, mas pode também surgir no prepúcio que dá neste caso à inflamação o nome de balanopostite. A balanite é comum em crianças pois é provocada por uma higiene ruim. A glande, quando coberta pelo prepúcio, faz com que a criança, se não for bem orientada, manipule o pênis incorretamente no momento do banho, criando um meio favorável a infecções.


Causas da balanite infantil

A má higiene do pênis por parte da criança eleva o risco de infecções bacterianas, causadoras da balanite assim como da balanopostite. Além disso, crianças com diabetes tipo 1 não controlado apresentam risco aumentado de balanite e também de que ocorram complicações da doença.

Sintomas da balanite infantil

A balanite se manifesta nas crianças a partir de sintomas como coceiras e lesões na pele do pênis, dor no momento de urinar, surgimento de placas vermelhas no pênis, corrimento branco saindo do meato urinário e inchaço da glande.

Diagnóstico da balanite infantil

O diagnostico é em geral evidente e reconhecido pelo médico especialista apenas com observação e exame clínico. Na ausência de sinais de complicação, nenhum outro exame é necessário para constatar o desenvolvimento da doença.


==Tratamento da balanite infantil=

A balanite nas crianças não requer nenhum tratamento médico. Uma limpeza do local com água abundante e sabão neutro já costuma ser suficiente. Em alguns casos, banhos de assento são também recomendados. Na maior parte das vezes, essa mudança de hábitos faz os sintomas e a inflamação desaparecerem em cerca de uma semana.

Prevenção da balanite infantil

Para evitar a balanite nas crianças muito pequenas, é necessário que os pais lavem regularmente o pênis até a sua extremidade com uso de um sabão com pH neutro. Com o crescimento do menino, ele deve ser orientado a como lavar adequadamente seu pênis, especialmente afetando para a necessidade de puxar o prepúcio para que toda a glande fique à mostra e seja higienizada. Usar cuecas de algodão, que irritam menos a pele, também reduz os riscos de surgimento de uma balanite.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 7 de dezembro de 2016 às 09:08 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Balanite infantil - Causas, sintomas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Balanite
Bilharziose