A balanite é uma inflamação da glande do pênis. Ela pode afetar a glande propriamente dita ou pode, também, surgir no prepúcio. A balanite é comum em crianças, pois é provocada por uma higiene ruim.
A má higiene do pênis por parte da criança eleva o risco de infecções bacterianas, causadoras da balanite, assim como da balanopostite (inflamação no prepúcio). Além disso, crianças com diabetes tipo 1 não controlado apresentam risco aumentado de desenvolver o problema.
A balanite se manifesta nas crianças a partir de sintomas como coceiras e lesões na pele do pênis, dor no momento de urinar, surgimento de placas vermelhas no pênis, corrimento branco saindo do meato urinário e inchaço da glande.
O diagnóstico é, em geral, evidente e reconhecido pelo médico especialista apenas com observação e exame clínico. Na ausência de sinais de complicação, nenhum outro exame é necessário para constatar o desenvolvimento da doença.
A balanite infantil não requer nenhum tratamento médico. Uma limpeza do local com água abundante e sabão neutro já costuma ser suficiente. Em alguns casos, banhos de assento são também recomendados. Na maior parte das vezes, essa mudança de hábitos faz os sintomas e a inflamação desaparecerem em cerca de uma semana.
Para evitar a balanite nas crianças muito pequenas, é necessário que os pais lavem regularmente o pênis até a sua extremidade com uso de um sabão com pH neutro. Com o crescimento do menino, ele deve ser orientado a lavar adequadamente seu pênis, puxando o prepúcio para que toda a glande fique à mostra e seja higienizada. Usar cuecas de algodão, que irritam menos a pele, também reduz os riscos de surgimento de uma balanite.
Foto: © Sergiy Bykhunenko - Shutterstock.com