Desenvolvimento da gravidez: segundo mês

Ao final do segundo mês de gestação, o embrião continua seu desenvolvimento. Suas formas já parecem humanas e o feto se move dentro do útero da futura mãe.

Dois meses de gravidez são quantas semanas

O segundo mês de gestação compreende o período entre a quarta e a oitava semana de gravidez. É nesta fase que normalmente a mulher descobre que está grávida e sofre os primeiros sintomas da gestação, tais como enjoos e vômitos pela manhã. Também é comum que a gestante sofra de anemia neste período.

Feto com dois meses dentro da barriga

Com dois meses de gestação, o pescoço do feto já é visível, a cabeça representa metade do corpo e o rosto começa a tomar forma - há esboço dos olhos e orelhas e surgem as aberturas da boca e do nariz. É neste período que se formam braços e pernas e quando os dedos das mãos e pés se separam. No coração, as quatro cavidades já são visíveis e o órgão bate regularmente. Intestino, estômago e aparelho urinário ganham forma e os hemisférios cerebrais se desenvolvem.

Tamanho do feto com dois meses

Apesar de ter sua formação encaminhada, o feto ainda mede cerca de 15 milímetros ao final da oitava semana de gestação.

Barriga de grávida de dois meses é dura ou mole

A barriga de uma grávida é dura, o que é provocado pela expansão do útero. É no segundo mês de gestação que a mulher começa a perceber o enrijecimento da barriga, que normalmente se inicia abaixo do umbigo para, nas semanas seguintes, se espalhar por todo o abdômen.

Grávida de dois meses já sente o bebê

O feto começa a se mover durante o segundo mês de gestação, mas ainda é difícil para a grávida sentir os movimentos do bebê. Em alguns casos, no entanto, tal situação é possível.

Foto: © Sebastian Kaulitzki - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Desenvolvimento da gravidez: segundo mês', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade