Ao final do segundo mês de gestação, o embrião continua seu desenvolvimento. Suas formas já parecem humanas e o feto se move dentro do útero da futura mãe.
O segundo mês de gestação compreende o período entre a quarta e a oitava semana de gravidez. É nesta fase que normalmente a mulher descobre que está grávida e sofre os primeiros sintomas da gestação, tais como enjoos e vômitos pela manhã. Também é comum que a gestante sofra de anemia neste período.
Com dois meses de gestação, o pescoço do feto já é visível, a cabeça representa metade do corpo e o rosto começa a tomar forma - há esboço dos olhos e orelhas e surgem as aberturas da boca e do nariz. É neste período que se formam braços e pernas e quando os dedos das mãos e pés se separam. No coração, as quatro cavidades já são visíveis e o órgão bate regularmente. Intestino, estômago e aparelho urinário ganham forma e os hemisférios cerebrais se desenvolvem.
Apesar de ter sua formação encaminhada, o feto ainda mede cerca de 15 milímetros ao final da oitava semana de gestação.
A barriga de uma grávida é dura, o que é provocado pela expansão do útero. É no segundo mês de gestação que a mulher começa a perceber o enrijecimento da barriga, que normalmente se inicia abaixo do umbigo para, nas semanas seguintes, se espalhar por todo o abdômen.
O feto começa a se mover durante o segundo mês de gestação, mas ainda é difícil para a grávida sentir os movimentos do bebê. Em alguns casos, no entanto, tal situação é possível.
Foto: © Sebastian Kaulitzki - Shutterstock.com