A picada de abelhas pode provocar sintomas de moderados a graves em pessoas alérgicas ao veneno do inseto. Saiba o que fazer se você for picado por uma abelha.
Durante uma reação local provocada por uma picada de abelha, o principal sintoma é o inchaço da região do corpo que sofreu a picada.
Além da inflamação, o paciente picado por uma abelha experimenta coceira e dor intensa na região afetada. É muito importante evitar coçar o local antes de retirar o ferrão.
O ferrão da abelha pode ser visto a olho nu. Para tirar o ferrão, use a unha para levantar a pele e deixá-lo à mostra. Peça ajuda de outra pessoa para fazer essa manobra, pois há risco da bolsa de veneno ser comprimida e liberar ainda mais veneno na corrente sanguínea.
Depois de retirar o ferrão, busque uma fonte de calor para aquecer a região picada. Lavar o local com água quente e colocar uma compressa quente também é importante. Por outro lado, evite colocar gelo na área da picada, pois o resfriamento pode fazer com que o veneno se mantenha mais tempo no local.
Pessoas alérgicas à picada de abelha devem possuir um kit de primeiros socorros quando visitarem áreas com muitas abelhas. No kit devem estar presentes medicamentos anti-histamínicos e corticoides, que diminuem a inflamação e reações alérgicas.
Em caso de reação alérgica intensa à picada de abelha, o paciente pode precisar buscar um serviço de saúde para tomar injeção de adrenalina em caso de choque anafilático ou fazer uso de um medicamento broncodilatador se sofrer uma crise de asma e dificuldades para respirar.
Foto: © irin-k - Shutterstock.com