As regiões tropicais são mais propícias a picadas de mosquito. A reação a essas mordidas pode ser bastante incômoda e algumas pessoas ainda desenvolvem alergia às picadas, que chegam a infeccionar. Entenda como prevenir as picadas e também as infecções causadas por ela.
Os mosquitos podem causar reações simples locais e inflamatórias maiores, acompanhadas de bastante coceira.
Elas também podem provocar reações inflamatórias mais extensas de vários centímetros de diâmetro, acompanhadas por um edema quente e doloroso com coceira intensa. Na maioria das vezes, é causada por reações alérgicas locais.
Às vezes, você pode sofrer muitas picadas ao mesmo tempo e cada uma das mordidas pode causar uma reação local de moderada ou grave.
Uma infecção bacteriana de uma ou mais lesões pode ocorrer provocada por uma ou mais picadas, especialmente em crianças. Em alguns casos, é necessário um tratamento antibiótico para combater a infecção.
Podem aparecer reações gerais mais importantes, como urticária, dificuldade para respirar ou angioedema, mas são pouco frequentes.
Use roupas mais largas e grossas que cobrem os braços e pernas, evitando cores escuras e roupas muito brilhantes porque elas atraem os insetos. É importante saber que os mosquitos podem morder através das roupas, e também em lugares do corpo menos expostos ou mais improváveis, como os tornozelos e abdômen. Em áreas onde existem muitos mosquitos ou para pessoas que não podem usar repelentes de pele, pode-se aplicar nas roupas um inseticida especial para roupas.
Em ambiente fechados, recomenda-se o uso de mosquiteiros. Aparelhos elétricos, ventiladores ou aparelhos de tomada inseticidas são relativamente eficazes. Ligue esses aparelhos a partir do entardecer e ao amanhecer, quando o risco de mordida é maior. Verifique com o seu médico ou farmacêutico para conhecer os produtos que podem ser usados em crianças. A citronela permite a proteção apenas por cerca de uma hora contra picadas e não é recomendada para crianças menores de dois anos de idade.
O tratamento preventivo com anti-histamínicos pode ser prescrito nas semanas durante uma viagem a uma região com maior presença de mosquitos, como a Amazônia.
Compressas com álcool devem ser aplicadas duas ou três vezes por dia sobre o local da picada. Uma pomada de corticoides também pode ser aplicada no caso de uma reação local mais grave.
Um anti-histamínico também pode ser prescrito para tratar picadas de mosquito para evitar a coceira que pode levar a uma infecção.
Um tratamento antibiótico será prescrito caso uma infecção já tenha ocorrido.
Foto: © nechaevkon - Shutterstock.com