A sensação de ouvido entupido é sintoma de diferentes patologias e também se manifesta em circunstâncias bem específicas. Veja as causas mais frequentes deste sintoma desagradável.
Diferentes patologias otorrinolaringológicas podem estar associadas a uma sensação de ouvido entupido. Entre elas estão resfriado, otite e sinusite.
O tampão de cera nos ouvidos é a acumulação de cera (secreções naturais do duto auditivo externo). A produção excessiva de cera pode provocar a formação de um tampão, causando diminuição da capacidade auditiva ou mesmo perda temporária da audição. Em geral, essa condição é acompanhada de dor no ouvido. Procedimentos ambulatoriais corrigem o problema.
O barotrauma normalmente ocorre durante viagens de avião ou em atividades de mergulho. Ele se dá por conta de uma dificuldade de adaptação dos tecidos do corpo humano entre a pressão do ar dentro da cavidade auditiva e a pressão externa. Um dos sintomas mais característicos do barotrauma é a sensação de ouvido entupido. Em geral, o tímpano é a parte do ouvido que mais sofre com o barotrauma. Algumas manobras podem reduzir os problemas.
O bruxismo, ranger de dentes involuntário do paciente, afeta a mandíbula e pode também provocar sensação de ouvido tampado. Nestes casos, o tratamento odontológico do bruxismo é a única forma de corrigir a sensação de ouvido entupido.
A entrada de água no canal auditivo, a doença de Ménière, que provoca aumento de pressão do líquido presente no labirinto, e a presença de um corpo estranho no ouvido também podem provocar esta sensação desagradável.
Foto: © Photographee.eu - Shutterstock.com