A dor de ouvido é uma condição bastante dolorosa e incômoda que pode ser provocada por uma série de fatores. Entre eles estão infecções, exposição à água, resfriado, dor de garganta e lesões no ouvido por objetos como cotonetes. Para cada um deles, há um tratamento específico que alivia e cura as dores. A definição sobre o melhor tratamento deve ser feita por um especialista.
Segundo levantamentos, 70% dos casos de dor de ouvido estão relacionados à exposição do paciente à água. A entrada do líquido no ouvido empurra a cera pelo canal auditivo e provoca as dores. Para estes casos, que afetam principalmente as crianças, um pano quente colocado na parte externa da orelha ou manobras com a cabeça podem ser suficientes. Em alguns casos, no entanto, é necessário procurar um médico para que ele realize uma lavagem do ouvido.
A dor de ouvido em bebês normalmente é provocada por uma infecção bacteriana. Por conta disso, o tratamento é feito com antibióticos. Contudo, o mais importante - e difícil - em casos de otite em bebês é sua identificação. Por isso, deve-se ficar atento a alguns sinais, como inquietude, dificuldade de engolir, choro ao mamar e ações repetitivas de mexer e tocar a orelha.
Os remédios mais utilizados para o combate às dores de ouvido são a dipirona e o tramadol. Sua dosagem e tempo de uso só podem ser determinados por um médico especialista e deve ser seguido à risca pelo paciente.
Quando a otite é provocada por uma infecção bacteriana, o médico especialista deve prescrever o uso de um antibiótico para o controle da infecção. Nestes casos, o antibiótico mais utilizado, principalmente entre crianças, é a amoxicilina.
Alguns remédios naturais também são eficientes para aliviar a dor de ouvido. Em geral, elas são aplicados por meio de compressas e com uso de algodão. Um dos principais remédios é uma receita de azeite e alho. Triture um dente de alho, coloque numa colher e complete com azeite. Aqueça a mistura no fogo e pingue sobre uma bolinha de algodão. Com ele morno, coloque no ouvido sem pressionar.
Foto: © Kamil Macniak - Shutterstock.com