Antibiótico - Definição e uso

Antibiótico é uma das classes de medicamentos mais prescritas e consumidas em todo o mundo. Os antibióticos são utilizados exclusivamente para o combate de infecções por bactérias, não sendo eficiente contra ataques de vírus, por exemplo. Seu desenvolvimento provocou uma revolução em saúde pública ao tornar curáveis uma série de doenças que matavam milhões de pessoas todos os anos.

Definição de antibiótico

A descoberta dos medicamentos antibióticos revolucionou de maneira considerável a medicina a partir da segunda metade do século XX, graças ao seu maciço uso depois da Segunda Guerra Mundial. Esses tratamentos aumentaram a esperança de vida em mais de dez anos, combatendo males que antes eram mortais e se transformaram em benignos ou desapareceram completamente.

Uso do antibiótico

Os antibióticos são substâncias utilizadas para impedir o desenvolvimento de bactérias no corpo humano. Alguns antibióticos, como a penicilina, primeiro antibiótico, descoberto em 1928 por Fleming, são historicamente naturais, porém a maioria dos antibióticos são de origem sintética.

A família dos antibióticos

A principal família dos antibióticos são os beta lactamase (que compreendem a penicilina, com a amoxicilina e a cefalosporina), bem como os aminoglicosídeos, os macrolídeos, as quinolonas e as tetraciclinas.

Ação dos antibióticos

O antibiótico age em diversos mecanismos em função de sua natureza e tem como objetivo impedir a proliferação de bactérias. Os antibióticos são indicados para casos de infecção bacteriana e podem ser combinados em casos mais graves.

Antibióticos e prescrição médica

Os antibióticos devem ser prescritos de maneira consciente porque as bactérias desenvolvem mecanismos de resistência aos antibióticos, fazendo diminuir seu efeito.

Foto: © Peter Kotoff - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Antibiótico - Definição e uso', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade