A unha encravada, também conhecida como onicocriptose, é uma inflamação que surge quando a borda lateral do dedo é ferida pela unha. Em geral, atinge os pés, principalmente o dedão, e causa inchaço, dor, vermelhidão e pus.
As causas da unha encravada são diversas, mas as principais são cortes errados das unhas, traumas na região ou sapatos muito apertados. Nessa situação, a pele forma uma barreira que impede o crescimento da unha, que acaba perfurando as camadas epiderme e derme.
A unha encravada com pus deve ser avaliada por um médico dermatologista, já que seu tratamento inclui o uso de pomadas antibióticas e corte da unha. Em alguns casos, é necessário levantar a unha e inserir algodão ou gaze para facilitar o seu crescimento.
Podólogos também cuidam da unha encravada com pus, porém, se houver necessidade de ingerir algum tipo de medicamento, é importante que se conte com o auxílio e avaliação de um especialista.
Quando já existe uma unha encravada e os pés são submetidos a calçados que deixam o local quente e úmido é comum que surjam inflamações decorrentes da ação de bactérias e fungos. Denominada paroníquia, a unha encravada inflamada deve ser tratada o quanto antes, especialmente em pacientes diabéticos ou com problemas de circulação.
O tratamento para unha encravada depende da situação do problema. Há desde ações caseiras até pequenas cirurgias feitas por médicos, que cortam a unha aliviando os sintomas de inchaço e dor. Pomadas antibióticas, analgésicos, protetores de dedo ou até a remoção da unha são medidas adotadas para tratar a unha encravada.
Os remédios para unha encravada inflamada mais receitados pelos médicos são os antibióticos orais. Em geral, eles são indicados para pessoas que têm um sistema imunológico mais enfraquecido e que não responderam às pomadas antibióticas. Nomes como Ampicilina, Amoxicilina e Vancomicina - vendidos com receita médica - são alguns exemplos.
A pomada para unha encravada ou creme antibiótico são muito prescritos para aliviar a inflamação e reduzir as chances de infecção. Em geral, ela deve ser aplicada até 3 vezes ao dia, porém instruções médicas são fundamentais de acordo com cada caso. Outro aspecto importante é manter o dedo com a unha encravada isolado dos demais, utilizando um curativo após aplicar a pomada.
A cirurgia para unha encravada é a última medida para tratar esse problema. Em geral, ela é recomendada quando as unhas encravam com frequência e tratamentos convencionais não mais funcionam. Feita com anestesia local, a cirurgia de unha encravada não retira toda a unha na maioria das vezes, utilizando apenas um ácido, como nitrato de prata, para destruir parte da unha encravada.
Foto: © Vetores - 123RF.com