Remédio caseiro para fungos de unha

Faça uma pergunta
A onicomicose é uma infecção por fungo que afeta as unhas dos pés e das mãos e pode provocar descoloração, descamação e enfraquecimento delas. Para combater esse mal, há algumas medidas caseiras eficientes.


Fungos na unha dos pés

Os fungos nas unhas são mais comuns nos pés do que nas mãos, já que calçados, meias e a exposição a lugares úmidos favorecem a proliferação das bactérias.

Vinagre de maçã para combater fungos de unha

O ácido contido no vinagre de maçã é um composto que ajuda a erradicar fungos, já que suas propriedades alcalinas regulam o pH da pele e alteram as condições das quais os fungos precisam para se propagarem. Para o tratamento, prepare partes iguais de vinagre de maçã com água e mantenha as mãos ou pés submersos na solução durante 15 ou 20 minutos.

Alho como remédio para fungos de unha

O alho tem importante ação antibiótica e antimicrobiana, que favorece a eliminação de gemes e fungos para prevenir e tratar as infecções. Para aplicá-lo, amasse 10 dentes de alho até formar uma pasta. Coloque-a em um recipiente com água morna, deixe repousar durante alguns minutos e, em seguida, mantenha as áreas afetadas submersas por 15 minutos.

Iogurte natural para combater fungos de unha

As bactérias ativas, também conhecidas como probióticos, têm ação muito eficaz no tratamento de infecções fúngicas. Você deve pegar um pouco de iogurte natural, aplicá-lo diretamente sobre as unhas afetadas e esperar que seque antes de retirá-lo com água fria.

Óleo de melaleuca contra fungos nas mãos e nos pés

Se aplicarmos o óleo de melaleuca puro (100%) duas vezes ao dia, ele irá contribuir para melhorar a aparência das unhas com fungos em até 56% depois de três meses, e até 60% depois de seis meses. Você deve aplicar uma pequena gota de óleo na região afetada pelos fungos, duas ou, no máximo, três vezes por dia.

Bicarbonato de sódio para fungos nas unhas

O bicarbonato de sódio é um ingrediente alcalino que combate fungos e outros micro-organismos que afetam a saúde das unhas. Para utilizá-lo, prepare uma pasta com suco de limão e aplique-a direto nas áreas afetadas. Você também pode colocar um pouco de bicarbonato dentro dos sapatos para combater os micro-organismos que vivem em nossos calçados.

Foto: © deepspacedave - Shutterstock.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também