Causas e tratamentos da traqueíte

A traqueíte corresponde a uma inflamação da traqueia. Mais frequente em climas amenos, a doença, apesar de benigna na maioria dos casos, exige tratamento médico adaptado.

Causas da traqueíte

Na maioria dos casos, a traqueíte tem origem viral e surge a partir de uma infecção como bronquite, laringite e rinofaringite. A doença também pode ser provocada por uma bactéria, quadros de rinite e sinusite ou fatores ambientais como a poluição urbana e doméstica, alergias, tabagismo ativo e passivo ou inalação de fumaça.

Por outro lado, a traqueíte crônica ou persistente surge associada a outro problema, como sífilis e tuberculose, pela presença de um tumor ou como consequência de um traumatismo (intubação ou traqueostomia).

Traqueíte é contagiosa

A traqueíte só pode ser considerada uma doença contagiosa se sua origem for infecciosa. Nestes casos, partículas contendo o agente patogênico responsável pelo problema podem partir de uma pessoa infectada para outra saudável que poderá também sofrer a inflamação da traqueia.

Sintomas da traqueíte

O principal sintoma da traqueíte é a tosse seca - e às vezes dolorosa. Dependendo da causa da doença, também é possível observar coriza e febre. A traqueíte pode ser acompanhada de dificuldades para respirar, distúrbios do sono e rouquidão.

Diagnóstico da traqueíte

O diagnóstico da traqueíte é feito a partir de um exame clínico e da observação dos sintomas. Na traqueíte crônica pode ser necessária a realização de exames complementares (fibroscopia e radiografia), em particular entre fumantes, pacientes com dificuldade de respirar e quando existe risco de tumor. Ao primeiro sinal de inflamação da traqueia, ainda que provavelmente de causa benigna, é necessário procurar um médico especialista.

Tratamentos da traqueíte

O tratamento prescrito pelo médico vai depender do tipo de traqueíte (aguda ou crônica) e de sua causa. Um tratamento antibiótico é necessário para combater a traqueíte de origem bacteriana enquanto tratamentos fitoterápicos são recomendados em determinadas situações.

Tratamento caseiro da traqueíte

Como complemento do processo de tratamento, fumantes, por exemplo, devem interromper o consumo de cigarro. Mudanças no dia a dia e na rotina de sono também são recomendadas de acordo com a causa da doença.

Foto: © staras - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Causas e tratamentos da traqueíte', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade