O alho é uma planta do gênero Allium e trata-se de um vegetal perene cujo bulbo é composto por dentes. Comestível, é usado como tempero e para fins medicinais.
O alho pode ser preparado cru, refogado, picado ou em rodelas e dá sabor a diversos pratos. É amplamente utilizado no preparo de molhos e forma uma ótima dupla com a cebola.
Com propriedades antimicrobianas, o alho também possui efeitos benéficos ao coração e à circulação sanguínea. Com alto valor nutricional (vitaminas A, B2, B6 e C), ele também contém aminoácidos, adenosina, sais minerais e enzimas e é tido como um dos alimentos mais medicinais, sendo utilizado na fabricação de diversos remédios e fórmulas caseiras.
Por conter tantas propriedades e vitaminas, o alho é indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, na redução dos níveis de colesterol e na prevenção das doenças ateroscleróticas. Ele previne, ainda, resfriados e doenças infecciosas, além de eliminar toxinas e melhorar o desempenho renal. Pode, ainda, combater calos, verrugas e manchas da pele devido ao seu efeito antifúngico e cicatrizante. O alho também é um aliado na prevenção do infarto agudo do miocárdio.
A alicina, uma das substâncias presentes no alho, atua contra a queda de cabelo. Algumas pessoas sugerem inclusive bater no liquidificador seis dentes de alho junto com 300 mililitros de água. Essa mistura deve ser aplicada sobre o cabelo por um ou dois minutos antes do banho, o que vai fortalecer os fios.
O alho está associado ao emagrecimento por dois motivos: provoca maior saciedade - reduzindo, portanto, a quantidade de comida ingerida - e acelera o metabolismo. No entanto, o alho e nenhum outro alimento sozinho causa perda de peso. Ele deve ser inserido numa dieta balanceada para que potencialize seus efeitos.
O alho, quando consumido em grandes quantidades, pode provocar problemas gastrointestinais, tais como náuseas, gases e queimação. Além disso, o alho tem como efeito colateral mais conhecido o mau hálito. Em alta concentração, ele também pode causar dores de cabeça, fadiga e tonturas, mas esses sinais são facilmente revertidos se ele for ingerido junto a outros alimentos.
O alho é considerado um alimento afrodisíaco e é receitado como solução para casos de disfunção erétil, popularmente chamada de impotência sexual. Seus efeitos contra a disfunção, no entanto, não são comprovados.
Uma mistura de alho com azeite de oliva pode render ótimos resultados para a sua saúde. Devido ao fato de ambos apresentarem inúmeras propriedades, recomenda-se que o azeite contendo dentes de alho esmagados seja utilizado nas refeições. Entre os resultados obtidos com essa parceria estão o combate às dores nas articulações, limpeza das artérias, dissolução de trombos, proteção contra gripes e limpeza dos pulmões.
Foto: © Fedorov_Oleksiy - Shutterstock.com