Buscoduo®: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Buscoduo® é um medicamento da família Buscopan® indicado para o alívio de dores abdominais e cólicas de intensidade moderada. O remédio só é encontrado na forma de comprimidos.

Para que serve (indicação)

O Buscoduo® é indicado para o alívio e tratamento das cólicas menstruais e dores na região do abdômen que apresentem intensidade moderada. Ele possui ação analgésica e antiespasmódica. Da mesma família Buscopan® trata as dores leves enquanto Buscopan® composto é prescrito para os casos de dores intensas.

Como tomar (posologia)

A dose diária recomendada de Buscoduo® é de um ou dois comprimidos a cada oito horas, não podendo ultrapassar os seis comprimidos por dia. Também não se deve tomar Buscoduo® por mais de três dias. Caso os sintomas persistam após esse período, consulte novamente seu médico.

Atenção: Buscoduo® não deve ser tomado sem prescrição e acompanhamento médicos. A automedicação é perigosa e pode provocar danos graves.

Efeitos colaterais

Normalmente, Buscoduo® não provoca efeitos colaterais. No entanto, quando ocorrem, eles costumam ser leves. Nesses casos, os mais frequentes são transpiração excessiva, surgimento de manchas na pele, coceira, náusea e sensação de boca seca. Em quadros mais raros, também é possível a ocorrência de taquicardia, hipotensão (redução da pressão arterial) e aparecimento de manchas vermelhas na pele.

Contraindicações

O Buscoduo® é contraindicado para pessoas com alergia a alguma substância presente na fórmula, bem como portadores de miastenia gravis, insuficiência hepática e intestino grosso dilatado. A droga também não é recomendada para gestantes enquanto seu uso por lactantes demonstra não afetar o bebê, embora os testes de segurança para mulheres amamentando ainda não sejam totalmente conclusivos. Também não se deve combinar Buscoduo® com outros produtos à base de paracetamol. O medicamento é exclusivamente de uso adulto.

Composição

O Buscoduo® é composto de 10 mg de butilbrometo de escopolamina e 500 mg de paracetamol mais excipientes (celulose microcristalina, carmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, hipromelose, poliacrilato, macrogol, talco, dióxido de titânio, simeticona).

Foto: © Radu Razvan Gheorghe - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Buscoduo®: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade