Buscopan® composto é um medicamento antiespasmódico e analgésico indicado para os quadros de dores abdominais e cólicas intensas. A droga é encontrada em comprimidos de 10 miligramas. Buscopan® composto em gotas teve sua produção interrompida.
Buscopan® composto faz parte da família de medicamentos Buscopan®, que também conta com Buscoduo®. Diferenças na composição de cada droga garantem efeitos diferentes a cada um dos produtos. Por conter dipirona, Buscopan® composto é indicado para as dores abdominais e cólicas menstruais mais intensas. Buscoduo®, com adição de paracetamol, é para os quadros moderados e Buscopan® para as dores leves.
A dosagem recomendada de Buscopan® composto é de um ou dois comprimidos em frequência de três ou quatro vezes por dia. O uso prolongado é contraindicado. Além disso, idosos e pessoas com funcionamento anormal dos rins e fígado devem reduzir a dose e evitar ainda mais o uso de Buscopan® composto por muitos dias.
Os efeitos colaterais mais comuns são tontura, boca seca e redução da pressão arterial. Há ainda efeitos bastante raros, tais como oligúria e anúria (redução e interrupção da produção de urina, respectivamente), reações cutâneas, insuficiência renal aguda e trombocitopenia (diminuição da taxa de plaquetas no sangue).
As contraindicações de Buscopan® composto são para pessoas com alergia a qualquer um dos componentes da droga e portadores de glaucoma, taquicardia e aumento do volume da próstata, entre outras condições mais raras.
Para grávidas, o medicamento não deve ser usado no primeiro trimestre de gestação. Entre o quarto e o sexto mês, é preciso autorização médica para determinar se os benefícios de Buscopan® composto superam os riscos. Já no terceiro trimestre de gravidez, o medicamento pode causar graves danos à saúde do bebê. Para lactantes, o uso também não é indicado.
Cada comprimido de Buscopan® composto contém 10 mg de butilbrometo de escopolamina e 250 mg de dipirona mais excipientes (dióxido de silício, povidona, lactose monoidratada, amido, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, álcool etílico, hipromelose, macrogol, talco, dióxido de titânio, simeticona e álcool isopropílico).
Foto: © Portogas D Ace - Shutterstock.com