Sulfato ferroso: para que serve

O sulfato ferroso é o principal componente de um medicamento fortificante e antianêmico conhecido como Biotônico Fontoura, criado em 1910.

Fórmula do sulfato ferroso

Esse medicamento contém extrato glicólico de Aloe perryi, Commiphora myrrha, Myristica fragans e Cinnamomum zeylanicon, além de sulfato ferroso heptahidratado e ácido fosfórico.

Indicações do sulfato ferroso

Seu uso tem o objetivo de estimular o apetite em estados de inapetência. De uso adulto e pediátrico, ele aumenta o apetite e trata problemas de anemia.

Como tomar o sulfato ferroso

Devem ser ingeridas duas colheres de sopa desse medicamento antes das refeições para adultos. As crianças devem tomar uma colher de sopa também antes das refeições.

Efeitos colaterais do sulfato ferroso

Os principais efeitos colaterais podem ser ocasionados pela ingestão de sulfato ferroso são diarreia ou prisão de ventre a depender de como o corpo do paciente vai reagir.

Contraindicações do sulfato ferroso

O consumo de sulfato ferroso não é recomendado para quem tenha hipersensibilidade a componentes da fórmula ou que sofra de hipertensão, tuberculose e intolerância ao ferro.

Foto: © Jan Mika - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Sulfato ferroso: para que serve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade