Proctyl: para que serve, posologia e efeitos colaterais

Faça uma pergunta
Proctyl é o nome comercial de um medicamento contra hemorroidas. O remédio é encontrado na forma de pomada ou supositórios.


Para que serve (indicação)

O Proctyl é indicado para o tratamento de hemorroidas e alívio dos sintomas que podem acompanhar essa condição, tais como coceira, eczemas e fissuras anais. Tanto a pomada quanto o supositório também podem ser utilizados no pós-operatório de cirurgias proctológicas.

Modo de uso (posologia)

O modo de uso da pomada de Proctyl vai depender da característica da lesão apresentada pelo paciente. Para lesões externas, uma pequena quantidade da pomada deve ser aplicada sobre a área machucada de duas a três vezes por dia. Já lesões internas devem ser tratadas com o uso de um aplicador, comercializado junto ao produto, introduzido no ânus para que a pomada alcance as partes lesionadas.


O supositório de Proctyl deve ser introduzido no ânus delicadamente pela ponta arredondada. Seu uso também deve ser feito de duas a três vezes por dia, com manutenção de uso uma vez ao dia (antes de dormir) para o desaparecimento completo dos sintomas. É preciso realizar evacuação prévia ao uso do supositório.

Atenção: Proctyl não deve ser usado sem prescrição e acompanhamento médicos. A automedicação é uma prática perigosa e que pode provocar reações adversas importantes, além de haver risco de agravamento do estado de saúde do paciente.

Efeitos colaterais

O único efeito colateral comum após o uso de pomada e supositório de Proctyl é uma sensação de ardência e coceira. Essa reação tende a desaparecer com o uso continuado do produto. Há também reações classificadas como muito raras. São elas vermelhidão na pele, surgimento de bolhas na região lesionada e coceira persistente, além de reações alérgicas graves.

Contraindicações

O Proctyl é contraindicado para pacientes com alergia a qualquer uma das substâncias da fórmula do produto. Grávidas e lactantes devem fazer uso de Proctyl com o máximo de cuidado e apenas sob prescrição médica. O profissional deve avaliar a relação risco-benefício do uso. A pomada e o supositório possuem as mesmas contraindicações.

Composição

Cada grama da pomada contém 50 mg de policresuleno e 10 mg de cloridrato de cinchocaína mais excipientes (cetomacrogol 1000, macrogol 1500, macrogol 300, macrogol 400, edetato dissódico di-hidratado, butil-hidroxitolueno, dióxido de sílicio, água purificada e hidróxido de sódio). Já o supositório de Proctyl possui 100 mg de policresuleno e 27 mg de cloridrato de cinchocaína mais excipientes (lecitina de soja, dióxido de silício e ésteres de triglicérides saturados).

Foto: © ironstealth - 123RF.com
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também