O prurido anal, popularmente chamado de coceira anal, afeta milhares de pessoas ao redor do mundo. Veja quais as causas e os sintomas deste problema.
O prurido anal pode ter diversas causas. Entre elas, estão infecções, inflamações e problemas como hemorroidas e micose.
O prurido anal se manifesta através de coceira, irritação ou queimaduras no ânus. Essa condição pode incomodar muito o paciente, interrompendo o sono e dificultando a vida cotidiana.
A coceira muitas vezes causa lesões cutâneas que podem infeccionar. O prurido ou coceira anal dificulta a vida diária, provoca ansiedade e pode até mesmo levar à depressão nos casos mais graves e debilitantes.
Sim, em muitos casos a coceira no ânus está associada a uma infecção parasitária. Entre as mais comuns está o oxiúrios, pequenos vermes brancos medindo aproximadamente 0,5 centímetro de comprimento que causam prurido e lesões localizadas no ânus, como impetigo (infecção da superfície da pele causada por bactérias).
O eczema pernianal é uma inflamação da pele do ânus que pode também se estender para as nádegas, interior das coxas, escroto (nos homens) e vulva (nas mulheres). Este problema pode ser causado pelo consumo de alimentos muito condimentados e apimentados, abuso de álcool ou devido à ocorrência de hemorroidas.
A fissura anal é uma úlcera da mucosa anal que causa uma ferida nas dobras do ânus. A fístula anal é geralmente causada por um abscesso que bloqueia a comunicação entre uma glândula no ânus e a pele ao redor do ânus. A fístula é indolor, mas provoca secreção permanente de pus ao redor do ânus.
Hemorroidas são varizes que se formam nas veias do ânus e reto. Surgem em consequência do excesso de pressão permanente sobre as veias retais ou anais quando o paciente permanece muito tempo sentado, por exemplo.
As verrugas genitais, também conhecidas como cristas de galo, são protuberâncias não dolorosas da pele ou da mucosa anal. É uma doença viral de pele que pode ser transmitida durante relações sexuais. As coceiras se iniciam nos órgãos genitais e podem alcançar o ânus.
A micose é uma doença infecciosa da pele ou das membranas mucosas causadas por fungos microscópicos. Os fungos vivem normalmente na pele humana, mas podem ser prejudiciais para o organismo sob certas circunstâncias.
Inicialmente, o prurido deve ser tratado em casa com hábitos tais como limpeza suave da área, secagem completa após o banho, evitar coçar intensamente a área e defecação regular. Porém, nos casos em que a coceira for muito intensa, deve-se procurar ajuda de um médico que irá fazer o diagnóstico e tratar a causa do problema. Em geral, a eliminação da infecção que acomete o paciente resolve o problema.
Alguns dos remédios caseiros mais utilizados para tratar o prurido anal são banhos de assento com vinagre de maçã e o uso de óleo de coco como pomada sobre a região afetada. Estas e outras receitas, no entanto, só devem ser feitas com liberação médica.
Foto: © absolutimages - Shutterstock.com