Marisco anal - Definição


Definição de marisco anal

O marisco anal é uma pequena massa situada na margem anal, próxima ao ânus, orifício terminal do aparelho digestivo. O marisco é geralmente mole e indolor à palpação. Os mariscos anais aparecem quase exclusivamente após quadros de hemorroidas externas. Em geral, hemorroidas externas desaparecem espontaneamente após alguns dias, mas podem deixar uma espécie de cicatriz que constitui o marisco.

Os mariscos anais não representam nenhum perigo para a saúde e não causam dor, portanto não é necessário trata-los. Nos casos de mariscos de grande tamanho, eles podem ser responsáveis por coceiras importantes e podem ser retirados cirurgicamente.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de dezembro de 2017 às 17:15 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Marisco anal - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Marasmo - Definição
Doença venérea - Definição