O aparelho digestivo é um sistema complexo que tem uma função importante na absorção de nutrientes indispensáveis ao organismo. Saiba como funciona o aparelho digestivo.
O aparelho digestivo é composto por diversos órgãos cuja função é transformar os alimentos para a absorção correta do organismo. O aparelho digestivo é um tubo iniciado na cavidade oral, onde os alimentos são ingeridos, e encerrado na cavidade anal, onde se expelem os dejetos. Internamente, esse tubo é composto pelo esôfago, estômago, intestino grosso, intestino delgado e reto. Há outros órgãos envolvidos nesse processo, como fígado, bile, pâncreas e glândulas salivares.
Os alimentos, ingeridos pela boca, são mastigados e encaminhados ao esôfago. Com a ajuda da saliva e dos dentes, que trituram os alimentos, forma-se o bolo alimentar, composto também por elementos químicos da saliva.
O mecanismo de deglutição assegura o trajeto correto dos alimentos pelo esôfago, assim que o bolo alimentar é formado. Esse processo ativa a sincronização de diversos sistemas, entre eles a língua, o palato e a faringe. Na sequência, o esfíncter esofágico inferior, que atua como uma válvula, transporta o alimento para o estômago.
Situado entre o esôfago e o duodeno, o estômago desempenha duas funções essenciais: retenção do bolo e digestão química dos alimentos. Também digere as proteínas e é responsável pela absorção de vitamina B12, essencial para a maturação dos glóbulos vermelhos. Algumas glândulas do estômago permitem a degradação do bolo, que, unido a ácidos gástricos, transforma os alimentos em um líquido chamado quimo, levado ao intestino delgado.
O intestino delgado é composto pelo duodeno, jejuno e íleo. Nesse local, os nutrientes do quimo são expostos a enzimas produzidas pela pâncreas e bile para que o corpo absorva as substâncias nutritivas. A água e outras substâncias indissolúveis, como aminoácidos, glicose, frutose, vitamina C e vitaminas do grupo B passam para a corrente sanguínea, ao passo que as lipossolúveis (vitamina A, D, E, K) e lipídios são absorvidos por via linfática.
O cólon, que é a última parte do aparelho digestivo, é responsável por eliminar restos, absorver a água, manter o equilíbrio dos fluidos e a absorção de algumas vitaminas pelo corpo. Os restos alimentares, transformados em fezes, passam pelo cólon e chegam ao reto.
As fezes passam pelo reto, onde são acumuladas antes de defecação, induzida por um mecanismo de reflexo. Elas saem pela cavidade anal.
Foto: © Alila Medical Media- Shutterstock.com