Prova do laço: para que serve

A prova do laço, também chamada de prova de Rumpel-Leede, é um exame bastante simples feito para se confirmar o diagnóstico da dengue.

Como se faz a prova do laço

Para se fazer a prova do laço, o médico ou enfermeiro faz pressão com um garrote no braço por cinco minutos em pacientes adultos e três em crianças. Caso surjam pequenas manchas vermelhas na região após esse período, considera-se que houve resultado positivo no teste.

Exame negativo da prova do laço

Se não houve formação de manchas vermelhas no braço do paciente, o diagnóstico de dengue está descartado. No entanto, novos exames complementares devem ser prescritos já que há risco de falso positivo.

Fatores que influenciam o resultado da prova do laço

A prova do laço pode ter resultados alterados pela ingestão de corticoesteroides, bem como pela idade e condições gerais de cada indivíduo.

Exames complementares à prova do laço

Como a prova do laço ou prova de Rumpel-Leede não determina sozinha a dengue, aconselha-se a realização de exames como teste rápido (NS1), sorologia para dengue e hemograma (com contagem de plaquetas para avaliar o risco de hemorragia).

Foto: © Melodia plus photos - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Prova do laço: para que serve', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade