Corticoesteroides - Definição

Definição de corticoesteroides

Os corticoesteroidessão hormônios produzidos pelo par de glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins, precisamente em uma parte chamada de cortex das suprarrenais. Os corticoides também podem ser sintetizados em laboratório e ser utilizados em tratamentos.

Os corticoides possuem efeitos sobre as reações metabólicas do organismo: ação anti-inflamatória e atividade imunodepressora, ou seja, ação que reduz as reações de defesa do organismo. Eles podem ser utilizados em medicamentos administrados por via oral, mas também em forma injetável, principalmente nas articulações em casos de reumatismos. Eles possuem, no entanto, diversos efeitos indesejáveis o que limita a sua utilização a períodos curtos.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Corticoesteroides - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade