Corticoesteroides - Definição

Abril 2018


Definição de corticoesteroides

Os corticoesteroidessão hormônios produzidos pelo par de glândulas suprarrenais, localizadas acima dos rins, precisamente em uma parte chamada de cortex das suprarrenais. Os corticoides também podem ser sintetizados em laboratório e ser utilizados em tratamentos.

Os corticoides possuem efeitos sobre as reações metabólicas do organismo: ação anti-inflamatória e atividade imunodepressora, ou seja, ação que reduz as reações de defesa do organismo. Eles podem ser utilizados em medicamentos administrados por via oral, mas também em forma injetável, principalmente nas articulações em casos de reumatismos. Eles possuem, no entanto, diversos efeitos indesejáveis o que limita a sua utilização a períodos curtos.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 15:45 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Corticoesteroides - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Contusão cerebral - Definição
Cólon - Definição