Contusão cerebral - Definição

Abril 2018


Definição de contusão cerebral

Uma contusão cerebral é uma lesão do cérebro surgida após traumatismo craniano. Após o choque, o indivíduo pode perder consciência por mais ou menos tempo ou apresentar sinais neurológicos como problemas de sensibilidade e motores. A contusão geralmente é acompanhada da formação de um edema cerebral, ou seja, acúmulo de líquido nos tecidos. Os sintomas são diferentes de acordo com a área do cérebro afetada e esses podem, às vezes, aparecer apenas horas ou dias após o trauma. Uma tomografia cerebral pode ser feita em caso de dúvida e os sinais clínicos desaparecem geralmente em alguns dias. Em outros casos, a evolução pode ser agravada.
Artigo original publicado por asevere. Tradução feita por Jeff. Última modificação: 13 de novembro de 2017 às 15:46 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Contusão cerebral - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Contusão - Definição
Corticoesteroides - Definição