Córtex cerebral - Definição


Definição de córtex cerebral

O córtex cerebral é a parte que cobre determinados órgãos. Trata-se de um tecido orgânico de alguns milímetros, também chamado de matéria cinza, que protege os dois hemisférios do cérebro. O córtex cerebral é composto de diferentes camadas, mais ou menos numerosas de acordo com a região do hemisfério coberto. O córtex cerebral controla o que chamamos de funções nervosas elaboradas e está agrupado em áreas com funções diferentes, principalmente sensoriais, motoras e de associação. Ele está envolvido em várias funções cognitivas, incluindo, entre outras, o tato, a linguagem, as ações voluntárias de habilidades motoras e de memória.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 17 de março de 2017 às 15:17 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Córtex cerebral - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Crioterapia - Definição
Cortisol - Definição