Cúbito - Definição


Definição de cúbito

O cúbito é um osso longo do antebraço, que se encontra na face interior. O rádio, o segundo osso com maior comprimento do antebraço, está localizado na parte externa. O cúbito é hoje chamado de ulna no meio médico. Ele forma, junto com o rádio e o úmero (o osso que vai do cotovelo até o ombro) a articulação do cotovelo. Na parte inferior, juntamente com o rádio e os ossos do carpo, forma a articulação do pulso. O cúbito pode sofrer fraturas, que ocorrem mais comumente na porção distal, perto do pulso. Possivelmente, pode ser associado também a uma fratura do rádio neste mesmo nível.

Veja também

Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 1 de dezembro de 2017 às 13:57 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Cúbito - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Cortisona - Definição
Curare - Definição