Curare - Definição

Abril 2018


Definição de curare

O curare é um veneno poderoso extraído de algumas plantas, utilizados pelos indígenas da Amazônia para caçar, molhando as pontas das suas flechas nesta substância para paralisar a sua presa. O curare é capaz de paralisar diversos músculos, entre eles o músculo respiratório causando a morte por asfixia do animal ou da pessoa envenenada, em caso de ausência de assistência respiratória. Na medicina, o curare é ustilizado no procedimento anestésico, pelo fato de ser um bloqueador neuromuscular e levar ao relaxamento dos músculos, para facilitar a intubação no momento de uma intervenção cirúrgica, ou para permitir a manipulação de membros na cirurgia ortopédica como a colocação de próteses.
Artigo original publicado por DRA. MARNET. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 17:37 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Curare - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Cúbito - Definição
Curetagem - Definição