Asfixia - Definição


Definição de asfixia

A asfixia se define pela parada ou dificuldade de respirar. Por extensão, ela descreve a interrupção mais ou menos prolongada da hematose, ou seja, dos fenômenos responsáveis pela oxigenação do sangue no organismo. Ela pode levar à morte e deve ser combatia com urgência. A asfixia pode criar desgastes neurológicos irreversíveis, pois o cérebro sofre relativamente rápido quando não é alimentado com oxigênio. A asfixia pode ocorrer ao nascer ou ser causada de maneira voluntária ou involuntária por um elemento exterior, como em casos de estrangulação, submersão, estreitamento da laringe e compressão torácica.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 26 de dezembro de 2017 às 10:43 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Asfixia - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Assepsia - Definição
Atonia - Definição