A dor no lado esquerdo do peito, também chamada de dor torácica, pode ser causada por uma série de motivos, que vão desde gases até um infarto. Por isso, ela deve ser investigada caso seja persistente e/ou migre para outras partes do corpo como costas, pescoço e nuca.
Geralmente, a dor no lado esquerdo do peito é causada por problemas no coração, porém alterações no sistema digestivo também podem gerar esse desconforto. Doenças no esôfago, úlceras, gastrites, dores musculares, problemas pulmonares, ataques de pânico e herpes zóster também podem gerar dores no lado esquerdo do peito.
Quando há algum problema cardíaco, geralmente a dor no lado esquerdo do peito é forte, pode causar falta de ar, sudorese, náusea e tontura, bem como irradiação para regiões como costas, pescoço, nuca, ombros e braços.
Outro nome dado à dor torácica é angina. Este termo se refere às dores provocadas por alguma alteração no funcionamento do coração. Ela pode surgir, por exemplo, após um esforço físico excessivo e ser de certa forma previsível, quando recebe o nome de angina estável. Há também a angina instável, quando as dores surgem em repouso ou em atividade física moderada.
A isquemia cardíaca é uma doença marcada pela redução do volume de sangue que passa pelas artérias do coração. Há dois tipos de isquemia cardíaca que provocam dores no peito. A isquemia crônica, que causa dores a partir do acúmulo de gordura nas artérias, e a isquemia transitória, que surge em momentos de forte estresse.
O infarto tem como um dos principais sintomas as dores no peito. Elas costumam ser acompanhadas por dormência no lado esquerdo do corpo e vômitos. Ao identificar um infarto, é preciso procurar um pronto-socorro com urgência.
Você deve prestar atenção à frequência e intensidade da dor no lado esquerdo do peito e procurar ajuda médica se sentir pressão ou aperto no peito repetido e intenso, se a dor migrar para a mandíbula, braço esquerdo ou entre as escápulas, e se houver dificuldade respiratória, tontura, taquicardia e suor.
Quando o paciente sente dor no peito ao respirar fundo, recomenda-se que ele busque ajuda médica. Esse sintoma pode indicar diversas condições tais como doença cardíaca, pneumonia, fratura de costela, refluxo, problemas no revestimento do pulmão, embolia pulmonar e pericardite.
A costocondrite é uma inflamação na cartilagem que conecta uma costela ao esterno e pode originar dores no peito semelhantes às de um ataque cardíaco. Quando apresenta inchaço, essa condição é denominada Síndrome de Tietze.
Muitas vezes, uma dor do lado esquerdo do peito é, na verdade, uma dor em uma das costelas que pode estar fraturada ou ter sofrido alguma outra alteração. Ao sentir uma dor no peito é importante tentar se lembrar se houve algum trauma recente naquela região e buscar um médico, principalmente se a dor aumenta ao respirar.
Como pode ter diversas causas, a dor no lado esquerdo do peito tem diferentes tratamentos, que variam de acordo com o diagnóstico médico. Dores musculares, por exemplo, pedem repouso e, ocasionalmente, medicamentos. Já um problema cardíaco exige investigação prolongada e, no caso de suspeita de infarto, tratamento de urgência.
Foto: © Pop Paul-Catalin - Shutterstock.com