Irradiação - Definição

Definição de irradiação

A irradiação é um termo utilizado na medicina em diversas situações. Ela é o conjunto dos raios luminosos, raios-X ou raios de corpos radioativos emitidos por uma fonte. Trata-se também da exposição de toda ou parte do organismo a esses raios, que podem perturbar o funcionamento das células do organismo e modificar a estrutura do DNA. Em face de irradiação prolongada ou repetida, as células são destruídas. Esse princípio é aplicado, por exemplo, em tratamentos de radioterapia.

A irradiação pode causar diferentes patologias como o câncer, que pode surgir anos depois da irradiação inicial. Uma irradiação na mulher grávida pode causar malformações fetais ou mutações genéticas. Por fim, o termo irradiação designa também a propagação da dor do seu local inicial para outra parte do corpo: é o caso do infarto e da dor ciática.

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Irradiação - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade