Irradiação - Definição

Faça uma pergunta

Definição de irradiação

A irradiação é um termo utilizado na medicina em diversas situações. Ela é o conjunto dos raios luminosos, raios-X ou raios de corpos radioativos emitidos por uma fonte. Trata-se também da exposição de toda ou parte do organismo a esses raios, que podem perturbar o funcionamento das células do organismo e modificar a estrutura do DNA. Em face de irradiação prolongada ou repetida, as células são destruídas. Esse princípio é aplicado, por exemplo, em tratamentos de radioterapia.


A irradiação pode causar diferentes patologias como o câncer, que pode surgir anos depois da irradiação inicial. Uma irradiação na mulher grávida pode causar malformações fetais ou mutações genéticas. Por fim, o termo irradiação designa também a propagação da dor do seu local inicial para outra parte do corpo: é o caso do infarto e da dor ciática.
Dra. Marta Marnet

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde e redatores supervisionados pela Dra. Marta Marnet (número de registro 19741 no Colégio de Médicos de Barcelona, Espanha).

Mais informações sobre a equipe do CCM Saúde

Veja também