A dor nos testículos pode se propagar para o baixo abdômen e causa muito desconforto no homem, sendo classificada como uma das dores mais intensas que uma pessoa pode sentir. Ela pode afetar um ou os dois testículos.
A dor nos testículos pode ser causada por uma série de problemas, desde uma pequena lesão ou trauma - já que essa região é muito sensível, até pedras nos rins, hérnias, gangrena, epididimite (inflamação dos testículos), púrpura de Henoch-Schönlein (inflamação dos vasos sanguíneos), hidrocele (acúmulo de líquido que provoca inchaço do escroto), caxumba, testículo retrátil, espermatocele (acúmulo de líquido no testículo), câncer de testículo, torção testicular, infecção urinária e varicocele, entre muitas outras possibilidades.
A dor nos testículos deve ser analisada por um médico se ela for intensa ou repentina, houver lesão ou trauma no escroto e ele ficar inchado após uma hora. Também é necessário buscar um especialista em caso de dores acompanhadas de náusea, vômito, febre ou surgimento de nódulo no escroto.
Os exames mais comuns para avaliar essa área se concentram na região da virilha, nos testículos e no abdômen. Ultrassonografia dos testículos, exame de urina e um exame das secreções prostáticas geralmente são pedidos para complementar o diagnóstico.
Caso seja detectada uma torção testicular, é fundamental que ela seja tratada o quanto antes, pois, se mal recuperada, pode levar à infertilidade.
Algumas medidas caseiras ajudam a minimizar as dores. Elas incluem aplicação de gelo no escroto, uso de boquilha para sustentação do escroto e uso de analgésicos. Se as dores persistirem, é recomendável procurar um médico especialista.
Foto: © sharptoyou - Shutterstock.com