A menopausa, causada pela interrupção do funcionamento dos ovários, que param de ovular e produzir estrogênio, é um processo inevitável e que acomete todas as mulheres. Aos 50 anos, ela já chegou para grande parte das mulheres e, em alguns casos, pode gerar efeitos desagradáveis.
Os principais sintomas da menopausa aos 50 anos são:
As ondas de calor, também chamadas de fogachos, são o sintoma mais conhecido da menopausa. Eles podem permanecer por vários anos até que o equilíbrio hormonal seja alcançado novamente. Os fogachos geralmente começam com uma súbita sensação de calor no tórax e no rosto, que rapidamente se torna generalizada. Essas ondas duram de três a quatro minutos e surgem com mais frequência durante a noite.
A atrofia da vagina é causada pelo afinamento do epitélio vaginal e causa sintomas de secura vaginal, coceira e dor durante o ato sexual. Ocorre ainda redução do desejo sexual e da lubrificação vaginal. Infecções urinárias recorrentes também são um problema para muitas mulheres nesse período.
Algumas mulheres podem desenvolver sintomas como tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração e desinteresse por atividades normais, além de alterações do sono.
A longo prazo, há a perda da elasticidade da pele nas mulheres em período de menopausa. Há ainda a perda de elasticidade dos seios, perda de força e brilho dos cabelos, redução da saúde dos dentes e gengivas, dores nas costas e em algumas articulações.
A menopausa deve ser controlada para que sintomas desagradáveis não apareçam. Por isso, algumas mulheres fazem reposição hormonal, que deve durar cerca de cinco anos, em média. O estrogênio pode ainda ser administrado diretamente na vagina para aliviar a secura na região. Antidepressivos são indicados em alguns casos, além do controle do nível de cálcio no sangue para evitar a osteoporose.
Foto: © Jeanette Dietl - Shutterstock.com