Os rins são os órgãos responsáveis pela filtragem do sangue e consequente formação da urina, que será excretada ao final do processo. Por ser um órgão cheio de inervações, qualquer agressão aos rins provoca dores que podem ser sentidas pelo indivíduo. Há diversas causas e tratamentos para as dores nos rins. Saiba um pouco mais sobre elas.
Os rins são dois órgãos de formato arredondado que se posicionam atrás da cavidade abdominal e estão paralelos à coluna vertebral. Em geral, eles estão localizados entre a vértebra T12 (12ª da coluna vertebral) e a L3 (3ª da lombar). Na maior parte das pessoas, o rim esquerdo fica um pouco acima do direito.
Por estarem alinhadas, dores lombares e nos rins ocorrem na mesma altura. No entanto, é fácil distingui-las. Enquanto as dores lombares normalmente estão associadas ao movimento e melhoram com repouso, as dores renais são constantes e pioram progressivamente. Também vale destacar que dores nas costas podem variar de intensidade enquanto a dor nos rins é mais uniforme ao longo do tempo.
Uma série de doenças renais - de gravidade variada - podem provocar dor nos rins, tais como cálculo renal, pielonefrite (infecção renal), trombose da veia renal, isquemia renal ou câncer nos rins. Porém, a insuficiência renal, tanto aguda quanto crônica, não tem a dor renal como sintoma.
Os sintomas associados às dores nos rins estão intimamente relacionados à causa da dor. Em casos de cálculo renal, por exemplo, há possibilidade de hematúria (presença de sangue na urina) e vômitos. Além disso, nessas ocasiões, as dores se dão em apenas um dos lados, são muito fortes e se agravam muito rapidamente.
Assim como os sintomas, o tratamento para a dor nos rins depende fundamentalmente da causa do problema. Por isso, uma visita ao médico é essencial e, em alguns casos, urgente. Fique atento às diferenças entre a dor nos rins e na coluna principalmente para evitar a automedicação antes de procurar um especialista.
A dor nos rins durante a gravidez é um sintoma bem comum e que pode, assim como em outras pessoas, indicar uma série de condições. A grande característica da dor na gestação é que, no último trimestre, ela pode indicar a iminência do parto e estar relacionada às contrações uterinas.
Foto: © iMarin - Shutterstock.com