A dor no estômago é algo muito comum e que pode ter diversas causas, desde excesso de gases e gastrite até úlceras ou tumores. É fundamental prestar atenção aos sintomas e saber qual é o momento de procurar um especialista.
As dores de estômago podem ter razões emocionais ou, ainda, serem causadas pelo consumo em excesso de café. bebidas alcoólicas, comidas apimentadas, etc.
Os gases indicam má digestão e podem estar ligados a problemas como a gastrite. Quando o bolo alimentar chega ao estômago, ele pode encontrar a bactéria Helicobacter pylori, que dificulta a digestão e faz com que o alimento permaneça horas no estômago.
A gastroenterite provoca dores no estômago e diarreia e deve ser combatida com a ingestão de muita água, soro caseiro e chá, além de tentar estimular o apetite com alimentos leves.
Se a dor no estômago surgir após comer, há suspeita de gastrite, úlcera ou refluxo, que geram azia após as refeições. Para evitar esses sintomas, eleva a cabeceira da cama, evite consumir alimentos gordurosos e os que aumentam a acidez do estômago, como leite de vaca, pimentão, tomate e milho.
Dores no estômago acompanhadas de vômito podem indicar, além de úlceras, uma intoxicação alimentar. Esse sintoma pede uma ida urgente ao pronto-socorro.
Quando a dor de estômago for constante e forte, deve-se ir ao pronto-socorro, pois esse sintoma pode indicar pancreatite ou colecistite.
O uso de certos medicamentos gera dores de estômago, pois eles removem a camada protetora que reveste o estômago, deixando suas paredes mais expostas à ação dos ácidos.
É comum ter dores de estômago na gestação, pois há a presença forte de gases estomacais. Para aliviar a dor de estômago na gravidez, uma recomendação é tomar chá de erva cidreira com funcho, por exemplo.
Medidas como não comer muito, afrouxar as roupas e repousar, tomar um chá de espinheira santa ou colocar uma bolsa de água morna no estômago ajudam a aliviar as dores de estômago. Outras iniciativas que podem ser testadas são comer um pedaço de batata crua (antiácido natural) e beber água gelada.
A dieta para quem está se tratando de dor de estômago prevê o consumo de saladas, frutas e sucos de frutas como melancia, melão ou mamão. Deve-se evitar comer alimentos gordurosos e tomar bebidas alcoólicas.
Sintomas como dores persistentes, perda de peso, vômitos ou fezes com sangue podem indicar câncer de estômago e devem ser avaliados o quanto antes por um especialista.
Foto: © absolutimages - Shutterstock.com