Dor no estômago: causas e tratamento

A dor no estômago é algo muito comum e que pode ter diversas causas, desde excesso de gases e gastrite até úlceras ou tumores. É fundamental prestar atenção aos sintomas e saber qual é o momento de procurar um especialista.

Principais causas da dor de estômago

As dores de estômago podem ter razões emocionais ou, ainda, serem causadas pelo consumo em excesso de café. bebidas alcoólicas, comidas apimentadas, etc.

Gases

Os gases indicam má digestão e podem estar ligados a problemas como a gastrite. Quando o bolo alimentar chega ao estômago, ele pode encontrar a bactéria Helicobacter pylori, que dificulta a digestão e faz com que o alimento permaneça horas no estômago.

Diarreia

A gastroenterite provoca dores no estômago e diarreia e deve ser combatida com a ingestão de muita água, soro caseiro e chá, além de tentar estimular o apetite com alimentos leves.

Gastrite, úlcera e refluxo

Se a dor no estômago surgir após comer, há suspeita de gastrite, úlcera ou refluxo, que geram azia após as refeições. Para evitar esses sintomas, eleva a cabeceira da cama, evite consumir alimentos gordurosos e os que aumentam a acidez do estômago, como leite de vaca, pimentão, tomate e milho.

Intoxicação alimentar

Dores no estômago acompanhadas de vômito podem indicar, além de úlceras, uma intoxicação alimentar. Esse sintoma pede uma ida urgente ao pronto-socorro.

Pancreatite ou colecistite

Quando a dor de estômago for constante e forte, deve-se ir ao pronto-socorro, pois esse sintoma pode indicar pancreatite ou colecistite.

Ingestão de anti-inflamatórios

O uso de certos medicamentos gera dores de estômago, pois eles removem a camada protetora que reveste o estômago, deixando suas paredes mais expostas à ação dos ácidos.

Gravidez

É comum ter dores de estômago na gestação, pois há a presença forte de gases estomacais. Para aliviar a dor de estômago na gravidez, uma recomendação é tomar chá de erva cidreira com funcho, por exemplo.

Como aliviar a dor de estômago

Medidas como não comer muito, afrouxar as roupas e repousar, tomar um chá de espinheira santa ou colocar uma bolsa de água morna no estômago ajudam a aliviar as dores de estômago. Outras iniciativas que podem ser testadas são comer um pedaço de batata crua (antiácido natural) e beber água gelada.

O que comer para evitar a dor de estômago

A dieta para quem está se tratando de dor de estômago prevê o consumo de saladas, frutas e sucos de frutas como melancia, melão ou mamão. Deve-se evitar comer alimentos gordurosos e tomar bebidas alcoólicas.

Dor de estômago e câncer

Sintomas como dores persistentes, perda de peso, vômitos ou fezes com sangue podem indicar câncer de estômago e devem ser avaliados o quanto antes por um especialista.

Foto: © absolutimages - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Dor no estômago: causas e tratamento', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade