Muitas pessoas costumam relacionar o uso do laxante ao emagrecimento, mas, de fato, o laxante desincha, não emagrece. Sua ação acontece a partir da limpeza do intestino, o que gera sensação de perda de peso, já que a barriga fica menor.
Os laxantes de contato não devem ser usados constantemente, já que há o risco de viciarem o intestino. Além disso, alguns laxantes podem causar diarreia, culminando em desidratação. Por isso, é fundamental que o laxante seja utilizado apenas em casos de recomendação médica. Para casos de intestino preso, o recomendável é consumir alimentos ricos em fibras.
Ao fazer uso de laxantes na tentativa de emagrecer, uma pessoa corre riscos de ter doenças cardíacas e também renais, como a síndrome da má absorção.
Em vez de ingerir laxantes para esvaziar o intestino, o mais recomendável é se alimentar de maneira adequada, ingerir muita água e alimentos com fibras, como frutas e aveia, além de praticar exercícios físicos, que aceleram o trânsito intestinal e estimulam a perda de peso.
Na tentativa de emagrecer, é comum algumas pessoas tomarem chás que prometem emagrecer, pois têm efeito laxativo, mas seu uso abusivo traz riscos para o organismo, principalmente devido às substâncias das plantas que são usadas, que podem causar irritação da mucosa intestinal.
Foto: © Ljupco Smokovski- Shutterstock.com