Iumi®: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Iumi® é um contraceptivo oral combinado, com 24 comprimidos revestidos. Sua principal finalidade é prevenir a gravidez e ele é composto pelos hormônios drospirenona (progestógeno) e etinilestradiol (estrogênio).

Para que serve (indicação)

O Iumi® é um medicamento indicado para prevenir a gravidez. Ele tem, ainda, o benefício de melhorar sintomas relacionados à retenção de líquido como distensão abdominal, inchaço ou ganhos de peso. A acne moderada também pode ter sintomas aliviados com o uso do Iumi®.

Importante: a automedicação pode ser muito perigosa, especialmente no caso da ingestão de hormônios. Por isso, é essencial seguir recomendações médicas e apenas tomar esse medicamento caso ele seja receitado.

Como tomar (posologia)

A mulher deve ingerir um comprimido de Iumi® por dia, se possível na mesma hora, com água. Após o término dos 24 comprimidos, deve-se fazer uma pausa de seis dias para que ocorra o sangramento (menstruação).

Mulheres que não ingeriram nenhum outro contraceptivo hormonal no mês anterior devem ingerir o medicamento no primeiro dia da menstruação. Assim, a ação contraceptiva inicia-se de forma imediata.

Quando houver mudança de outro contraceptivo oral combinado, anel vaginal ou adesivo contraceptivo para o Iumi®, deve-se iniciar a cartela no dia seguinte ao término do outro contraceptivo. Desta forma, a proteção é mantida.

Efeitos colaterais

As reações adversas mais comuns são instabilidade emocional (alterações de humor), depressão, enxaqueca, náuseas, dor nas mamas, sangramento uterino inesperado e sangramento vaginal. Reações incomuns são diminuição ou perda do desejo sexual (libido) e, por fim, as reações mais raras são eventos tromboembólicos arteriais e venosos, tais como emolia pulmonar ou infarto pulmonar, bem como ataque cardíaco causado por coágulos.

Contraindicações

Contraceptivos orais não são recomendados para mulheres que tenham histórico de trombose, coágulo pulmonar ou em outras partes do corpo, bem como história atual ou anterior de ataque cardíaco ou derrame cerebral.

Mulheres com diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos, bem como as que tenham histórico de enxaqueca acompanhada por sintomas neurológicos focais, câncer desenvolvido por hormônios sexuais ou doença do fígado também não deve ingerir o Iumi®.

Quem possui mau funcionamento dos rins, presença de tumor no fígado (benigno ou maligno), sangramento vaginal sem explicação, suspeita de gravidez ou alergia aos componentes do medicamento não deve fazer uso desse contraceptivo.

Composição

Cada comprimido revestido contém 3 mg de drospirenona e 0,02 mg de etinilestradiol, além de excipientes (povidona, lactose monoidratada, amido, croscarmelose sódica, corante amarelo quinolina laca no10, estearato de magnésio, hipromelose e macrogol).

Foto: © Arina Zaiachin - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Iumi®: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.