Desloratadina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A desloratadina é um medicamento anti-histamínico e principal metabólito da loratadina. Sob nomes comerciais como Desalex e Clarinex, esse remédio é encontrado em forma de xarope ou comprimido.

Para que serve (indicação)

A desloratadina é um medicamento anti-histamínico, ou seja, combate reações alérgicas, especialmente os sintomas associados a quadros de rinite alérgica. Além disso, ele é bastante utilizado para o tratamento da acne.

Como tomar (posologia)

Para adolescentes maiores de 12 anos e adultos, a dosagem recomendada é de um comprimido ou 10 mililitros do xarope por dia. Já os menores de 12 anos devem usar apenas o xarope. De 6 a 11 meses, a posologia é de 2 ml por dia. De 1 a 5 anos, 2,5 ml por dia. De 6 a 11 anos, 5 ml por dia.

Atenção: a automedicação é um ato perigoso e que pode trazer sérios riscos à saúde do paciente. Utilize a desloratadina apenas sob prescrição médica e siga todas as suas instruções quanto à dosagem e frequência à risca.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais associados ao uso de desloratadina são leves. Entre eles estão dor de cabeça, diarreia, insônia, febre, fadiga e boca seca.

Contraindicações

A desloratadina é contraindicada para pacientes com alergia ao princípio ativo do medicamento ou qualquer outro componente da fórmula. Grávidas só devem utilizar a droga sob recomendação médica e ela não é indicada para lactantes. A desloratadina em xarope é contraindicada para menores de 6 meses enquanto o comprimido não deve ser usado por menores de 12 anos.

Composição

Cada comprimido de desloratadina possui 5 miligramas da substância mais excipientes (fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, celulose microcristalina, amido, talco, lactose monoidratada, hipromelose, dióxido de titânio, macrogol, cera branca de abelha e cera de carnaúba).

Já o xarope possui 0,5 mg de desloratadina por mililitro do xarope mais excipientes (propilenoglicol, sorbitol, ácido cítrico, citrato de sódio di-hidratado, benzoato de sódio, edetato dissódico, sacarose, aroma artificial e natural de chiclé e água purificada).

Foto: © Rawan Hussein - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Este documento, intitulado 'Desloratadina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.