Quetiapina: indicações e efeitos colaterais

A quetiapina é um medicamento antipsicótico derivado da dibenzotiazepina. Em alguns países, a quetiapina já é prescrita há cerca de 20 anos por psiquiatras.

Para que serve a quetiapina

A quetiapina está indicada para o tratamento da esquizofrenia e casos de depressão maior quando o uso de antidepressivos convencionais não tenha efeito. A quetiapina também é prescrita para tratamento de episódios maníacos de moderado a grave e transtorno bipolar.

Quetiapina contra o mal de Alzheimer

Os medicamentos antipsicóticos como a quetiapina são usados por muitos idosos para o controle da agitação e irritabilidade proveniente de quadros de demência. No entanto, estudos recentes apontam para uma redução da memória e de outras funções cerebrais em pacientes que fazem uso deste remédio, o que torna seu uso pouco recomendado para quem tem Alzheimer.

Quetiapina para dormir

A quetiapina provoca sonolência. De fato, este é seu efeito colateral mais frequente. Porém, como todas as outras drogas utilizadas para dormir, a quetiapina perde seu efeito com o uso continuado e, portanto, deve ser utilizada com cuidado.

Posologia da quetiapina

A dose recomendada de quetiapina varia de 150 a 750 miligramas por dia em função da patologia e da resposta clínica do paciente. Idosos e pacientes com insuficiência hepática devem tomar doses menores. Recomenda-se o início do tratamento com 25 mg/dia e seguir aumentando de 25 a 50 mg diárias até alcançar a dose mínima eficaz. A dose máxima de quetiapina é de 800 mg/dia.

Preço da quetiapina

Uma caixa com 30 comprimidos de 100 miligramas de quetiapina pode ser encontrada em drogarias com preços a partir de R$ 65.

Contraindicações da quetiapina

Idosos, diabéticos, cardiopatas e pessoas com doenças cerebrovasculares não devem usar a quetiapina, assim como crianças e menores de 18 anos. A droga também está contraindicada para pacientes com antecedentes de retenção urinária, hipertrofia prostática, obstrução intestinal e glaucoma. Mulheres grávidas só podem tomar quetiapina sob aconselhamento médico e análise de riscos.

Efeitos colaterais da quetiapina

A quetiapina atua sobre o sistema nervoso central e pode provocar sonolência, enjoo, vertigem, dor de cabeça, insônia, pesadelos e alucinações durante o sono, agitação, ansiedade, alterações visuais e diminuição da capacidade de reação. Além disso, efeitos colaterais cardiovasculares podem ser experimentados, tais como hipotensão, taquicardia e síncope, que tem risco aumentado quanto maior for a dose. Também há efeitos sobre o sistema digestivo, como dispepsia, dor abdominal, anorexia e constipação.

Quetiapina engorda

A quetiapina provoca aumento do apetite e, portanto, pode derivar em aumento de peso. Além disso, o uso deste remédio aumenta o nível de glicose no sangue, bem como eleva as taxas sanguíneas de colesterol e triglicerídeos em 11% e 17%, respectivamente.

Foto: © Africa_Studio - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Quetiapina: indicações e efeitos colaterais', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade