O hemograma completo é um dos exames mais prescritos por médicos. Saiba o que este exame de sangue avalia e como interpretar seus valores.
Um hemograma completo é capaz de sinalizar uma série de distúrbios no paciente, tais como diferentes formas de anemia (através da análise das hemácias) e casos de leucemia e infecções a partir da contagem dos leucócitos, células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo.
O tamanho dos glóbulos vermelhos não é uniforme. O VCM é um índice sanguíneo que permite medir o tamanho médio das hemácias. Esta análise é capaz de diagnosticar um caso de anemia. Valores abaixo do normal apontam para uma microcitose, diminuição do tamanho das hemácias e sinal de anemia crônica por carência de ferro. Já resultados acima do normal indicam macrocitose, aumento do volume e sinal de carência de vitamina B12 e ácido fólico.
A análise da Hemoglobina Corpuscular Média é dividida em duas leituras: CHCM e HCM.
A Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) é um índice que mede a quantidade de hemoglobina em 100 mililitros de glóbulos vermelhos.
O Conteúdo Corpuscular Médio de Hemoglobina (HCM) aponta a quantidade média de hemoglobina contida em um glóbulo vermelho.
O hematócrito é a porcentagem que expressa a proporção entre células sanguíneas (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e o plasma.
Um resultado normal de VCM fica entre 80 e 95 fentolitros (unidade de medida de volume).
O valor normal do índice CHCM varia entre 28 e 32 gramas por 100 mililitros de glóbulos vermelhos.
O valor normal do índice HCM varia entre 30 e 35 picogramas por glóbulo vermelho.
Os valores de referência do hematócrito são diferentes entre homens e mulheres. Entre elas, os níveis médios vão de 36% a 47%. Já nos homens, esse valor oscila entre 40% e 52%.
Para se fazer um hemograma completo basta que o paciente permaneça em jejum por 3 horas. Em caso de dieta leve nos dias anteriores ao exame, o jejum passa a ser desnecessário.
Não. A concentração de beta HCG, responsável por detectar uma gravidez, não é um índice analisado em um hemograma completo. Para obter diagnóstico de gravidez, é necessário realizar um teste caseiro de gravidez e, em caso de resultado positivo, confirmá-lo em uma medição de beta HCG por urina ou sangue.
Foto: © JPC-PROD - Shutterstock.com