Hemograma completo

O hemograma completo é um dos exames mais prescritos por médicos. Saiba o que este exame de sangue avalia e como interpretar seus valores.

Para que serve o hemograma completo

Um hemograma completo é capaz de sinalizar uma série de distúrbios no paciente, tais como diferentes formas de anemia (através da análise das hemácias) e casos de leucemia e infecções a partir da contagem dos leucócitos, células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo.

Volume Corpuscular Médio (VCM)

O tamanho dos glóbulos vermelhos não é uniforme. O VCM é um índice sanguíneo que permite medir o tamanho médio das hemácias. Esta análise é capaz de diagnosticar um caso de anemia. Valores abaixo do normal apontam para uma microcitose, diminuição do tamanho das hemácias e sinal de anemia crônica por carência de ferro. Já resultados acima do normal indicam macrocitose, aumento do volume e sinal de carência de vitamina B12 e ácido fólico.

Hemoglobina Corpuscular Média

A análise da Hemoglobina Corpuscular Média é dividida em duas leituras: CHCM e HCM.

O que indica o CHCM

A Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM) é um índice que mede a quantidade de hemoglobina em 100 mililitros de glóbulos vermelhos.

O que indica o HCM

O Conteúdo Corpuscular Médio de Hemoglobina (HCM) aponta a quantidade média de hemoglobina contida em um glóbulo vermelho.

Hematócrito

O hematócrito é a porcentagem que expressa a proporção entre células sanguíneas (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e o plasma.

Valores de referência do hemograma completo

VCM

Um resultado normal de VCM fica entre 80 e 95 fentolitros (unidade de medida de volume).

CHCM

O valor normal do índice CHCM varia entre 28 e 32 gramas por 100 mililitros de glóbulos vermelhos.

HCM

O valor normal do índice HCM varia entre 30 e 35 picogramas por glóbulo vermelho.

Hematócrito

Os valores de referência do hematócrito são diferentes entre homens e mulheres. Entre elas, os níveis médios vão de 36% a 47%. Já nos homens, esse valor oscila entre 40% e 52%.

Jejum para hemograma completo

Para se fazer um hemograma completo basta que o paciente permaneça em jejum por 3 horas. Em caso de dieta leve nos dias anteriores ao exame, o jejum passa a ser desnecessário.

Hemograma completo detecta gravidez

Não. A concentração de beta HCG, responsável por detectar uma gravidez, não é um índice analisado em um hemograma completo. Para obter diagnóstico de gravidez, é necessário realizar um teste caseiro de gravidez e, em caso de resultado positivo, confirmá-lo em uma medição de beta HCG por urina ou sangue.

Foto: © JPC-PROD - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Hemograma completo', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade