A hemoglobina corpuscular média (HCM) ou hemoglobina globular média (HGM), solicitada em um hemograma, é a quantidade média de hemoglobina (hb) presente nas hemácias. Esse exame avalia as células sanguíneas e serve para identificar o tipo e causa da anemia.
O valor da HCM corresponde à massa média de hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos e oferece indicativos da presença de algumas doenças. É parte de um hemograma, que faz uma análise precisa dos glóbulos presentes no sangue, seja os glóbulos vermelhos que transportam oxigênio dos pulmões às células ou os leucócitos (glóbulos brancos), que atuam na defesa do organismo. Esses valores, quando analisados, ajudam a diagnosticar uma anemia.
O valor normal da hemoglobina corpuscular média no sangue se localiza entre 26 e 33 picogramas por glóbulo vermelho. O ideal é que sua taxa se encontre no centro desses valores, na casa dos 30 pg.
Uma taxa elevada de HCM, ou seja, acima dos 33 picogramas, pode indicar anemia hipercrômica, disfunção da tireoide e alcoolismo.
Por sua vez, um exame de sangue que apresente redução da taxa de HCM, isto é, abaixo dos 26 picogramas, pode indicar anemia hipocrômica.
Foto: © JPC-PROD - Shutterstock.com