Saiba o que um resultado abaixo do normal em um hematócrito pode representar para a saúde e como identificar um possível problema na dica abaixo.
O hematócrito é um exame que avalia a percentagem das células vermelhas do sangue, conhecidas como glóbulos vermelhos ou hemácias. Ele é útil para identificar problemas como a anemia ou sangramentos, por exemplo.
O hematócrito baixo pode indicar a presença de anemia, sangramento, desnutrição, falta ou redução de vitamina B12, ácido fólico ou ferro, leucemia ou hidratação excessiva.
O hematócrito baixo na gravidez pode ser indicativo de anemia, especialmente se o valor da hemoglobina e da ferritina também estiverem com valor reduzido. A anemia na gestação representa perigos para a mãe e para o bebê e, por isso, requer acompanhamento médico.
Um exame de hematócrito que conste como alto pode indicar a presença de desidratação, baixos níveis de oxigênio no sangue, doença pulmonar, doença cardíaca congênita, eritrocitose (aumento anormal de células vermelhas do sangue), ou policitemia, que é o excesso de células vermelhas no sangue.
Geralmente, o valor normal de hematócrito vai de 35% a 45% para mulheres e de 40% a 50% para homens. Essa porcentagem diz respeito à taxa de glóbulos vermelhos em relação a todos os demais componentes do sangue.
Foto: © royaltystockphoto.com - Shutterstock.com