Hematócrito baixo: o que pode ser

Saiba o que um resultado abaixo do normal em um hematócrito pode representar para a saúde e como identificar um possível problema na dica abaixo.

O que é o hematócrito

O hematócrito é um exame que avalia a percentagem das células vermelhas do sangue, conhecidas como glóbulos vermelhos ou hemácias. Ele é útil para identificar problemas como a anemia ou sangramentos, por exemplo.

O que pode ser hematócrito baixo

O hematócrito baixo pode indicar a presença de anemia, sangramento, desnutrição, falta ou redução de vitamina B12, ácido fólico ou ferro, leucemia ou hidratação excessiva.

Hematócrito baixo na gravidez

O hematócrito baixo na gravidez pode ser indicativo de anemia, especialmente se o valor da hemoglobina e da ferritina também estiverem com valor reduzido. A anemia na gestação representa perigos para a mãe e para o bebê e, por isso, requer acompanhamento médico.

Significado de hematócrito alto

Um exame de hematócrito que conste como alto pode indicar a presença de desidratação, baixos níveis de oxigênio no sangue, doença pulmonar, doença cardíaca congênita, eritrocitose (aumento anormal de células vermelhas do sangue), ou policitemia, que é o excesso de células vermelhas no sangue.

Valores de referência do hematócrito

Geralmente, o valor normal de hematócrito vai de 35% a 45% para mulheres e de 40% a 50% para homens. Essa porcentagem diz respeito à taxa de glóbulos vermelhos em relação a todos os demais componentes do sangue.

Foto: © royaltystockphoto.com - Shutterstock.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Hematócrito baixo: o que pode ser', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade