Hematócrito alto e baixo - O que é

O hematócrito é o volume de células vermelhas do sangue, baseado no volume total de sangue. Seu valor é expresso em porcentagem. O hematócrito é dosado na numeração fórmula sanguínea (NFS), um exame biológico realizado sobre uma amostra de sangue. O hematócrito é encontrado entre 40% e 50% dos homens. Nas mulheres, varia entre 35% e 45%. Suas variações podem levar à descoberta de algumas patologias.


Hematócrito baixo

A diminuição do hematócrito pode provocar anemia na maioria dos casos (diminuição dos glóbulos vermelhos ou hemoglobina). Ele pode ter diferentes causas: carência de ferro, inflamação, má absorção intestinal (anemia de Biermer ou perniciosa), perdas sanguíneas excessivas. A anemia tem como sintomas palidez, fadiga, aumento do ritmo cardíaco, dor de cabeça e dificuldades para respirar ou respiração ríspida.

Hematócrito alto

Por outro lado, o aumento do hematócrito gera poliglobulia (aumento do número de glóbulos vermelhos). A poliglobulia pode ser primitiva. É o caso da doença de Vasquez. Trata-se de um problema que afeta a medula óssea, sede da síntese dos glóbulos vermelhos. Ela pode ser secundária, causada por doenças cardíacas, tumores ou aumento da produção de hormônios que estimulam a fabricação dos glóbulos vermelhos. Nos casos de poliglobulias, o sangue se torna mais grosso e o risco principal é o surgimento da trombose, coágulos de sangue que podem bloquear a circulação sanguínea. A poliglobulia provoca dores de cabeça (cefaleia), hipertensão e zumbidos.

Diagnóstico

Apenas o hematócrito não permite realizar um diagnóstico. Sua dosagem vai ser completada por outros exames para colocar uma patologia em evidência. Ele é dosado ao mesmo tempo que a taxa de hemoglobina, o número de glóbulos vermelhos, o volume globular médio (VGM), na NFS. A sua interpretação pode ser feita apenas em complemento ao resto da fórmula globular sanguínea.

Tratamento

A escolha do tratamento vai depender da patologia que causa a variação da taxa de glóbulos vermelhos. No quadro dos poliglobulares por doença de Vasquez, os sangramentos ou tratamentos com alguns medicamentos são recomendados.

Foto: © JPC-PROD - Shutterstock.com

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 4 de maio de 2017 às 15:10 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Hematócrito alto e baixo - O que é', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Bócio: causas, sintomas e tratamento
Hepatite C: transmissão, sintomas e tratamento