O bócio, também conhecido como papo ou papeira, corresponde ao aumento do volume da tireoide, glândula situada à frente da traqueia.
A tireoide é uma glândula endócrina em forma de borboleta localizada na parte frontal do pescoço e efetua a secreção de alguns hormônios. Essas substâncias são responsáveis pelo crescimento, ativação do metabolismo, entre outras funções. O iodo é necessário para a síntese dos hormônios da tireoide. Em caso de falta de iodo ou outros problemas menos frequentes, a tireoide aumenta de volume, provocando o bócio.
As causas de aparição dessa hipertrofia são diversas. Um bócio pode ser causado por um desequilíbrio na síntese de hormônios da tireoide, uma carência em iodo ou um problema na glândula (tireoidite e doença de Basedow, entre outras).
A presença de um bócio é visível em estágio avançado. Ele é, portanto, observável e facilmente identificado. Os sinais são, primeiramente, ligados a um inchaço da parte baixa do pescoço. Esse inchaço pode provocar compressão dos órgãos vizinhos, causando problemas respiratórios, dificuldade de engolir ou transtornos da voz.
O diagnóstico é feito após a observação e palpação do pescoço. O médico vai, em seguida, prescrever exames complementares para confirmar e procurar a causa. Uma cintilografia e ultrassom da tireoide serão efetuados. A dosagem sanguínea dos hormônios da tireoide (que mostra uma deficiência ou super produção de hormônios) também é feita, bem como dosagem dos anticorpos que podem causar uma doença autoimune.
O tratamento vai depender da origem da formação do bócio. Ele pode consistir em administração de iodo para elevar a síntese dos hormônios se a causa for carência de iodo; tratamento com medicamentos antitireoidianos em casos de excesso de secreção; utilização de iodo radioativo para destruir uma parte da glândula hipersecretante; retirada cirúrgica parcial ou total da tireoide (tireoidectomia) ou tratamentos substitutivos (hormônios de síntese ou seja de produção) em caso de defeito da síntese de hormônios da tireoide.
Apenas o bócio cuja origem é a carência de iodo no organismo pode ser prevenido. Para isso, basta garantir seu consumo suficiente. Sua adição ao sal de cozinha praticamente erradicou os casos de bócio por esse problema no Brasil. As outras formas, no entanto, surgem por condições que não podem ser evitadas pelo paciente.
Foto: © Lightspring - Shutterstock.com