Tireoide - Definição


Definição de tireoide

A tireoide é uma glândula endócrina, ou seja, especializada na fabricação de hormônios que possuem um efeito no organismo. Ela está situada no pescoço, à frente da traqueia. Ela sintetiza os hormônios da tireoide chamados de T3 e T4 fixando o iodo sobre uma proteína, sob influência do TSH, hormônio que regula o funcionamento dessa glândula. Os hormônios da tireoide possuem diversas funções no organismo e agem estimulando a maior parte das atividades exercidas pelos órgãos. A glândula tireoide pode ser sede de diversas patologias, doenças autoimunes causadas pelo ataque das células da tireoide pelos próprios anticorpos do organismo, uma insuficiência por carência em iodo ingerido pela alimentação, nódulos benignos que aumentam a sua atividade, cânceres, entre outros. Uma anomalia da tireoide pode ser suspeitada por uma dosagem de TSH, e ela é visualizada com a ajuda de um ultrassom, sua atividade avaliada pela cintilografia.
Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 9 de fevereiro de 2018 às 18:38 por Pedro.CCM.
Este documento, intitulado 'Tireoide - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Tiroglobulina - Definição
Tecidos conjuntivos - Definição