Tecidos conjuntivos - Definição


Definição de tecidos conjuntivos

Um tecido se define como um conjunto de células de mesma constituição que exercem a mesma função. Os tecidos conjuntivos são tecidos que possuem como principal função servir de sustentação e de proteger os outros tecidos corporais. Eles são localizados entre os diferentes órgãos e representam uma grande parte do tecido celular do organismo. Eles são essencialmente compostos por células, principalmente os fibroblastos que fabricam um outro componente maior, as fibras principais de colágeno, que conferem uma grande resistência ao tecido conjuntivo. Esse último contêm igualmente uma substância chamada de matriz extracelular na qual as células se banham.

Veja também

Artigo original publicado por Jeff. Tradução feita por asevere. Última modificação: 19 de maio de 2018 às 07:51 por Natali_CCM.
Este documento, intitulado 'Tecidos conjuntivos - Definição', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Tireoide - Definição
Torcicolo espasmódico - Definição