Benefícios da hortelã

A hortelã (ou menta) é uma planta da família das lamiáceas que tem diversas espécies diferentes. Além de propriedades medicinais, a hortelã também é usada como condimento e aromatizante.

Principais benefícios da hortelã comum

A hortelã comum, cujo nome científico é Mentha spicata, apresenta propriedades digestivas e expectorantes. Seu consumo é indicado para aliviar náuseas e diarreia, melhorar o trânsito intestinal e reduzir dores gastrointestinais. Além disso, ela ajuda a baixar a febre, combater a dor de cabeça e tratar sintomas da gripe e resfriado, especialmente a dificuldade para respirar e o acúmulo de catarro. Por fim, a hortelã tem efeitos calmantes.

Tipos de hortelã

Existem, no mínimo, 30 espécies de hortelã diferentes. Além da hortelã comum, uma das mais conhecidas é a hortelã pimenta, cujas folhas têm sabor mais forte, o que lhe garante bom uso na culinária. Há ainda muitos outros tipos, tais como hortelã branca, hortelã portuguesa, hortelã miúda e hortelã poejo.

Consumo

Na culinária, as folhas da hortelã - inteiras ou seu extrato - são muito usadas como tempero, especialmente na cozinha árabe. Além disso, para quem busca se beneficiar das propriedades medicinais da hortelã, uma boa opção é o chá de hortelã. Balas e xaropes de menta também são indicados para condições respiratórias.

Chá de hortelã com canela e gengibre

Uma boa receita de chá de hortelã é a sua combinação com canela e gengibre. Para essa infusão, use 6 folhas de hortelã, um pau de canela e uma fatia de 1 centímetro de gengibre. Ferva os três ingredientes em 180 mililitros de água. Esse chá é indicado para a perda de peso.

Chá de hortelã pimenta

A hortelã pimenta também pode ser usada para se fazer chás. Nessa receita, ferva duas ou três folhas frescas de hortelã pimenta em 150 ml de água. A infusão é importante para o tratamento de cólica e gases.

Foto: © Maksym Narodenko - 123RF.com

CCM Saúde é uma publicação informativa realizada por uma equipe de especialistas de saúde.
Veja também
Este documento, intitulado 'Benefícios da hortelã', está disponível sob a licença Creative Commons. Você pode copiar e/ou modificar o conteúdo desta página com base nas condições estipuladas pela licença. Não se esqueça de creditar o CCM Saúde (saude.ccm.net) ao utilizar este artigo.
Junte-se à comunidade